Educação

Porto e Santos (Brasil) partilham experiências na área da educação e envelhecimento ativo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, recebeu, nos Paços do Concelho, Ana Bianca Flores, assessora especial de longevidade da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos, Brasil. Este encontro teve como objetivo a troca de experiências entre os municípios sobre as políticas públicas para a promoção do envelhecimento ativo, bem como na área da educação.

Desde 2015, que a cidade brasileira esta geminada com o Porto. Neste âmbito, e durante a visita de Ana Bianca Flores, o vereador da Educação e da Coesão Social partilhou, entre outros, o Programa Aconchego, que promove o diálogo e solidariedade intergeracional e o acolhimento de estudantes do ensino superior em casas de cidadãos seniores residentes na cidade, bem como o mais recente programa, Estamos Juntos, que pretende combater o isolamento dos seniores.

Por seu turno, Ana Bianca Flores apresentou o Projeto Longevidade nas Escolas, que tem o objetivo de levar conceitos como envelhecimento ativo, longevidade com qualidade de vida e protagonismo do idoso ativo às bases familiares, por meio das crianças e adolescentes, além de incentivar o cuidado e a proteção do ido vulnerável.

O encontro serviu ainda para perspetivar eventuais colaborações, nomeadamente na replicação de alguns dos projetos por ambos os municípios.