Sociedade

Porto e Pernambuco encontram-se num local de cultura, ciência e de um mesmo coração

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Instituto Pernambuco-Porto (IP-P) abriu as portas de uma casa nova a um sonho antigo e relações imemoriais. O edifício, na Rua das Estrelas, é, desde esta quinta-feira, uma realidade que se há de materializar em atividades académicas, culturais, empresariais e científicas entre duas localidades revolucionárias e de “espírito independente e muito orgulhoso”.

Foram estes os adjetivos escolhidos por Rui Moreira para salientar as similaridades entre o Porto e o Estado brasileiro de Pernambuco, durante a inauguração do espaço. “Hoje celebramos aqui cultura, conhecimento, partilha, generosidade e muita amizade”, reconheceu o presidente da Câmara do Porto, perante uma plateia de corresponsáveis pela concretização do sonho de longos anos de Artur da Silva Valente e Zeferino Ferreira da Costa.

Nascido em Portugal, mas radicado naquele estado brasileiro, Zeferino Ferreira da Costa é presidente do Instituto Pernambuco-Porto, do qual são fundadores também a Câmara do Porto, a Universidade do Porto, o Estado de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, a Universidade de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco.

Durante muitos anos, manteve sempre acesa a ligação entre os dois países e nesta quinta-feira viu abrirem-se as portas daquele que espera que seja “um lar de dois povos que falam a mesma língua”, onde conta ver “os artistas, os empresários, os estudantes”.

Rui Moreira acredita que este espaço, para onde Acácio Gil Borsoi projetou uma área de biblioteca e centro de documentação, um auditório, salas para exposições e quatro alojamentos destinados a receber professores e investigadores, “servirá de palco a várias iniciativas que vão continuar a aproximar o Porto de Pernambuco, mas também Portugal do Brasil e a Europa da América Latina”.

Ao presidente do IP-P, o presidente da Câmara dirigiu um agradecimento, “em nome da cidade do Porto, porque sei que aqui nos vai deixar, para sempre, o seu coração”, em alusão à partida do coração de D. Pedro IV que, a 21 de agosto, parte para o Brasil a propósito das celebrações dos 200 anos da independência do país.

“O orgulho pernambucano é igual ao Porto. Tal como os portuenses, os pernambucanos têm uma grande e inabalável autoestima. Tal como connosco, ninguém os bate, pois tal como o Porto, Pernambuco teve e continuará a ter um papel fundamental na construção do Brasil”, sublinhou Rui Moreira.

Presente na cerimónia, esteve também o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que deixou a mensagem de “esperança de que a amizade, o intercâmbio e a solidariedade entre as pessoas não fique apenas nos textos frios dos tratados, mas que se traduzam em ações e benefícios concretos para todos”, o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, que acredita que o novo edifício do IP-P "vai assumir-se como um centro nevrálgico do intercâmbio luso-brasileiro no nosso país", e ainda o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Moacyr de Araújo Filho, e a reitora da Universidade de Pernambuco, Maria do Socorro Cavalcanti.