Sociedade

Porto é património há 18 anos

  • Notícia

    Notícia

Comemoraram-se esta sexta-feira os 18 anos de classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial. A sessão comemorativa realizou-se no Palacete dos Viscondes de Balsemão.


A sessão, que contou com a presença do Vereador do Urbanismo, Manuel Correia Fernandes, foi composta por uma conferência e pela inauguração de uma exposição.


A conferência, dedicada ao tema "Reflexões sobre a reabilitação urbana na Cidade Património Mundial" foi proferida por Joaquim Flores, arquiteto e investigador na Escola Superior Artística do Porto e teve como objeto de análise as questões relacionadas com a conservação do património arquitetónico do centro histórico na perspetiva do seu contributo para um desenvolvimento sustentável a nível ambiental, económico e social.


No âmbito do galardão concedido pela UNESCO em 1996, a Câmara Municipal do Porto assinala anualmente esta efeméride, através de uma conferência, convidando personalidades da área do Património, Arquitetura ou História da Arte e assumindo assim a responsabilidade da promoção do conhecimento a par da monitorização e conservação do centro histórico, Património da Humanidade.


Após a conferência, na sala de exposições do Palacete dos Viscondes de Balsemão, foi inaugurada a exposição "Os traços e as palavras" de António F. Martins.