Economia

Porto é o maior centro de startups do país

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_city_cafe_pih.jpg

Filipa Brito

O Porto concentra uma em cada cinco startups portuguesas, o que representa uma fatia equivalente a 19% de todo o tecido nacional. Os resultados, apresentados durante a Web Summit que decorreu em Lisboa, constam do estudo “Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report Portugal 2021”, que afirma a cidade como o maior centro de empresas inovadoras em fase inicial do país.

O relatório elaborado pela IDC, empresa independente de consultoria, coloca o Porto como líder de ecossistemas de empreendedorismo em Portugal, mas a prestação da cidade está igualmente em evidência quando comparada com o resto da Europa. No panorama europeu, o território portuense destaca-se por ter um número de startups per capita 20% superior à média europeia.

Recorde-se que, já em 2018, a Atomico, uma das maiores empresas de investimento na Europa, realçava a prestação da cidade nos ramos da inovação e do empreendedorismo, classificando o Porto como o terceiro centro tecnológico com mais rápido crescimento no velho continente.

Toda a zona Norte do país merece destaque da IDC, uma vez que mostrou ser a região mais empreendedora do país ao concentrar 43% das empresas inovadoras em fase inicial nacionais.

De acordo com o “Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report Portugal 2021”, feito para a Startup Portugal, o ano 2020 contava 2.159 startups e scaleups em todo o território nacional, número que representa mais de 1% do Produto Interno Bruto português. Em comparação com outros países europeus, Portugal está 13% acima da média no número de startups por habitante.

A IDC sublinha que, “apesar de jovem”, o ecossistema empreendedor nacional é “um dos melhor ativos que o país tem”, lembrando merecido distinções como o 12.º lugar no Ranking Top 100 Emerging Ecosystem da Startup Genome e a classificação de 12.º país europeu mais inovador pelo Painel Europeu da Inovação.