Economia

Porto é o destino com maior número de investimentos e criação de postos de trabalho em Portugal

  • Notícia

    Notícia

#fib_critical_software_01.jpg

A agência EY (Ernst and Young) diz que o Porto é a cidade portuguesa com maior número de investimentos e em criação de emprego no país. A nível nacional, refere um maior destaque aos setores de bens de consumo, imobiliário, construção e indústria de transportes e automóvel por parte dos investidores não estabelecidos em Portugal e que os setores das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e do turismo são vistos pelos investidores como motores de desenvolvimento do país. A região de Lisboa ainda é a mais atrativa de Portugal, mas o Porto aparece como o destino com maior número de novos investimentos e criação de postos de trabalho.

Segundo a agência, Portugal conseguiu captar o maior valor de investimento direto estrangeiro dos últimos 20 anos, conta de um relatório divulgado esta terça-feira pelo Inquérito à Atratividade de Portugal 2017. No total, segundo o estudo, Portugal conseguiu captar em 2016 o número recorde de 59 investimentos.

A Alemanha e Espanha foram os principais investidores em Portugal em 2016, com 14 e 10 investimentos respetivamente, enquanto a França liderou a criação de emprego, com 900 novos postos de trabalho e foi o quarto em número de projetos, com oito novos projetos de investimento. Os EUA e o Japão estão também entre as principais fontes de investimento direto estrangeiro no país para o ano 2016, "o que ilustra o alcance geográfico e o potencial logístico do país", acrescentam. O investimento alemão, criando um total de 265 postos de trabalho, foi maioritariamente ligado a atividades de manufatura.

O EY Attractiveness Survey é um estudo promovido pela EY, a nível europeu, com o objetivo de avaliar a perceção dos investidores estrangeiros quanto à atratividade das diversas localizações. Nesta edição, foram inquiridas empresas que já investiram ou que têm potencial para investimento futuro no território em análise e que se encontram espalhados por 20 países e em 5 línguas diferentes (Alemão, Inglês, Português, Espanhol e Francês).