Turismo

Porto e Norte destacou-se em novembro no número de dormidas de residentes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_Douro_vinhateiro_01.jpg

Miguel Nogueira

A recuperação “acentuada” da atividade turística colocou a região Porto e Norte na liderança do número de dormidas de residentes, segundo os dados acumulados até ao mês de novembro. Desde o início de 2021, e até esse mês, o destino atraiu mais de três milhões de hóspedes.

“Os últimos dados sobre a atividade turística, referentes a novembro, mostram uma recuperação acentuada dos indicadores no destino Porto e Norte de Portugal, com destaque para a manutenção da liderança no ranking de hóspedes e para a assunção da liderança no número de dormidas de residentes”, refere, em comunicado, a entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Entre janeiro e novembro de 2021, a região registou mais de três milhões de hóspedes, estando “bem colocada para atingir a liderança deste indicador nos resultados finais do ano”, nota-se. Em termos de dormidas, e ainda de acordo com os dados do INE, os números alcançados em novembro ficam a 11 mil dormidas do que se verificava em período homólogo de 2019, apesar de, no acumulado do ano, a diferença ainda ser acentuada.

“São números encorajadores, que nos dão força para prosseguir o rumo de retoma gradual da atividade”, afirma o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, que espera que “a Páscoa do ano que agora começa seja finalmente um marco de normalização da atividade turística.”

O mesmo responsável aponta o ano de 2023 “como fasquia para termos números iguais ou superiores aos que registávamos em 2019, que foi o melhor ano de sempre”. Reconhecendo os riscos próprios de um período de tanta incerteza, Luís Pedro Martins sublinha que “os dados atuais permitem-nos acreditar que o pior já passou.”