Porto e Gondomar unidos pelos interesses das comunidades desfavorecidas
Porto.
Notícia
Os municípios do Porto e Gondomar reuniram, no dia 23 de julho, na Casa do Infante, para celebrar o primeiro encontro da Comissão de Acompanhamento Local da UTL Centro-Oriental, inserida no Plano de Ação das Operações Integradas das Comunidades Desfavorecidas, coordenado pela Área Metropolitana do Porto (AMP).
Durante o encontro, foi feita a apresentação do ponto de situação de execução do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI).
O vereador da Coesão Social da autarquia portuense destacou a importância do Programa de Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do qual foi possível mobilizar 24 milhões de euros para os dois municípios, repartidos em partes iguais.
Fernando Paulo referiu que "tem havido uma excelente colaboração entre os dois municípios, ao nível político e técnico, permitindo o desenvolvimento de intervenções bem-sucedidas, com uma boa taxa de execução e que em muito contribuirão para combater a pobreza e a exclusão social em função das vulnerabilidades identificadas".
Também a vereadora da Coesão Social de Gondomar, Cláudia Vieira, notou que a ação em causa "reveste-se de uma transversalidade de intervenções, fundamentais para a potenciação e desenvolvimento dos territórios".
Além dos representantes autárquicos, estiveram presentes as respetivas equipas técnicas e os membros de ambos os núcleos executivos dos conselhos locais de ação social do Porto e de Gondomar.