Ambiente

Porto é em setembro capital da água e da inovação

  • Notícia

    Notícia

#mno_agua_fontainhas_02.jpg

Com a realização da "Porto Water Innovation Week", a cidade será a capital europeia da água e inovação entre 24 e 30 de setembro.  Esta semana, coorganizada pela Câmara do Porto (Águas do Porto), Águas de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Parceria Portuguesa para a Água, vai reunir os líderes de opinião mundiais da fileira da água e inovação no setor.

A iniciativa, que tem como palco principal o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, é composta por três grandes eventos: a "EIP Water Conference" e a "Mayors&Water Conference", ambos com a chancela da Comissão Europeia, e o "Water Innovation Lab Europe", idealizado pela empresa canadiana Waterlution. Ao todo, são esperados mais de 800 participantes de diversas áreas do conhecimento, para debaterem as mais relevantes questões do setor.

A "EIP Water Conference", nos dias 27 e 28 de setembro, abordará as principais questões suscitadas pela revolução em curso no setor, com o duplo objetivo de derrubar as barreiras à inovação e de criar oportunidades de negócio.

No dia 29, a "Mayors & Water Conference" apresenta a Agenda Urbana para a Água (2030) e casos de estudo sobre soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão da água nas cidades.

A "Porto Water Innovation Week" será também uma oportunidade para as startups se apresentarem em palco numa emocionante competição denominada "Splash Innovation Stage", habilitando-se a um prémio no valor de 12 mil euros. Às empresas participantes pedem-se soluções inovadoras no domínio da água para problemas enfrentados pelas entidades gestoras, pela indústria e a agricultura.

Para os mais jovens, entre os 18 e os 35 anos, está destinado o "Water Innovation Lab Europe Porto", que ocupará toda a semana de 24 a 29 de setembro. Trata-se de um "laboratório" que convida à colaboração entre jovens líderes, mentores e facilitadores de ideias, e que constituirá de certeza uma experiência única e inesquecível de aprendizagem intergeracional e intersetorial para todos.

A semana será também uma oportunidade para as startups e utilizadores finais se encontrarem, quer durante as sessões da conferência quer na exposição, ou ainda no "WaterMatch", nas "TechTalks", nas visitas técnicas às instalações mais inovadoras do Porto, ou nos vários momentos de networking.

Por fim, e porque se pretende envolver a cidade e as pessoas neste importante encontro sobre a sustentabilidade das cidades no que diz respeito aos recursos hídricos, realizar-se-á uma ação transversal a todos os seus eventos: a "Water & People". Destinada a envolver todos os cidadãos na temática da água e da inovação, vão ser realizadas várias iniciativas de animação de rua e artes performativas. Esta iniciativa culmina com a quarta edição do Aquaporto 2017, nos dias 29 e 30 de setembro, aquele que é o tradicional festival da água promovido pela Águas do Porto e que decorre anualmente no Parque da Cidade desde 2014.

As iniciativas são gratuitas, mas necessitam de inscrição obrigatória, à exceção do "Innovation Dinner" e do "Water Innovation Lab Europe Porto".

+ info e inscrições: website Porto Innovation Week.