Sociedade

Porto e China fortalecem relação histórica e patrimonial com encontro em Serralves

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto reuniu-se na manhã desta quinta-feira com representantes das Câmaras de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) e Portugal-Hong Kong (PHKCCI). Encontro em Serralves nasceu da vontade de fortalecer uma relação histórica e patrimonial que une o Porto e a China.

Perante uma comitiva luso-chinesa, onde estiveram o presidente da assembleia geral da CCILC, Luís Graça Moura, e Miguel Agrellos, associado da PHKCCI, Rui Moreira lembrou a “importantíssima comunidade chinesa” que vive no Porto e que “connosco partilha todos os momentos”. “Temos lojas históricas na cidade e consideramos que esse património faz parte do património da cidade e é muito relevante para uma cidade como o Porto”, partilha o presidente do município.

Desde “as muitas crianças nas nossas escolas” às pessoas que desenvolvem diversas atividades na cidade, o autarca admitiu que “para nós, são chineses e portuenses, não fazemos nenhuma distinção”.

O que Rui Moreira não podia deixar de trazer a um encontro desta natureza são as “relações históricas com a China” que a cidade nutre há muitos anos. Começando pela “relação privilegiada” e já tradicional com Macau, o presidente da câmara sublinhou a proximidade com a província de Shenzhen, manifestada durante a pandemia.

“É bom que se saiba que, se o Porto conseguiu, antes do Governo português, trazer ventiladores para Portugal, foi graças à relação privilegiada que nós temos com a Câmara de Shenzhen”, lembrou Rui Moreira, acrescentando que “foi através disso que conseguimos passar à frente de alguns dos outros clientes europeus que tentavam, nessa altura, desesperadamente, obter material”.

Enumerando ainda as relações do Porto com as cidades de Xangai e Pequim, e mesmo com a embaixada da China, o presidente da Câmara coloca o foco no futuro e no “enorme potencial que há ainda por desenvolver nesta relação”. Rui Moreira espera que “a Câmara de Comércio aumente a sua intervenção na cidade através da InvestPorto”.

“Daremos todo o apoio que for necessário para essas iniciativas, que muito nos honram, que nós valorizamos muito, e que são muito importantes para uma cidade que vê a sua atividade económica como um motor, a par com a cultura, onde nós também temos esta relação patrimonial com a China que muito valorizamos”, afirmou o autarca, ao mesmo tempo que trazia à memória de todos “os anos da troika”, quando “a China e os investidores chineses acreditaram em nós”.

“Não são apenas os chineses que se gabam de ter grande memória, nós aqui nesta cidade também temos grande memória e somos muitos gratos”, frisou Rui Moreira.