Inovação

Reuniões entre startups portuenses e investidores internacionais

  • Notícia

    Notícia

#fib_Ribeira_02.jpg

A iniciativa municipal ScaleUp Porto está a convidar startups da região para reuniões com investidores internacionais, numa parceria com a cidade de Amesterdão.

O evento “Hangout with VCs”, promovido pela ScaleUp Porto e pela homóloga de Amesterdão StartupAmsterdam, acontecerá de forma digital, a 20 de janeiro de 2021, e vai promover reuniões entre startups e investidores, convidados com base no perfil das participantes.

O período para candidaturas decorre até ao dia 22 de novembro, para as startups da região que estejam numa fase inicial de desenvolvimento – fase seed ou late seed – e que procurem oportunidades de investimento. A organização selecionará até 30 startups, e cada uma poderá apresentar-se a quatro investidores, após uma avaliação de compatibilidade e agendamento feitos pelos responsáveis do evento.

O crescimento das novas empresas de base tecnológica está altamente dependente de fontes de financiamento externas. Dado que estas empresas desenvolvem tecnologias e produtos altamente inovadores e operam em mercados ainda desconhecidos, este financiamento está, muitas vezes, dependente de investidores dispostos a partilhar o risco – os business angels ou firmas de venture capital.

Consulte aqui mais informações sobre as reuniões entre startups e investidores internacionais a realizar em janeiro de 2021.

Esta iniciativa conta ainda com o apoio da equipa da TheNextWeb (TNW), que trabalha o desenvolvimento de ecossistemas a nível internacional. A colaboração da ScaleUp Porto com a TNW e a StartupAmsterdam pretende tirar partido de uma rede mais alargada de empresas e investidores, escalando a ambição da iniciativa. Esta parceria é, ainda, resultado do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na colaboração entre cidades através da rede SCALE.cities.

O desenvolvimento de ligações entre o ecossistema de empreendedorismo do Porto e investidores internacionais, através do ScaleUp Porto, tem vindo a ser desenvolvido desde 2016, ano em que a cidade acolheu o congresso anual da rede europeia de business angels como parte da agenda da Semana Start & Scale, ou do Smart Capital, que reuniu em três edições dezenas de investidores independentes, gestores de fundos e inovadores ligados a empresas.