Turismo

Porto é a sétima metrópole internacional favorita dos leitores da revista Condé Nast Traveler

  • Notícia

    Notícia

#fib_Ribeira_Porto_02.jpg

Filipa Brito

Os encantos do Porto foram reconhecidos pelos leitores da revista norte-americana Condé Nast Traveler, que colocaram a cidade Invicta em sétimo lugar no ranking de preferências das metrópoles internacionais.

O Porto distingue-se por ser o local onde "modernidade e tradição" se encontram, de acordo com a revista de viagens, e por isso mereceu os votos dos leitores.

Numa votação feita pelo 33.º ano consecutivo pelos leitores da Condé Nast Traveler - e em circunstâncias particulares, já que são escolhas feitas num ano em que "viajar não fez parte das opções", destaca a revista - a cidade Invicta posicionou-se no sétimo lugar do ranking de metrópoles mundiais ("Big Cities").

"Chefs, artistas e designers estão a dotar de um espírito renovado os encantos antigos da cidade. Locais como a Igreja de São Francisco, um exemplar opulento de arquitetura gótica, entrecruzam-se com objetos de arte pública. Os azulejos estão por toda a parte nas paredes da cidade", sublinha a Condé Nast Traveler, referindo ainda as vistas do Douro e a gastronomia à disposição do visitante da cidade.

Esta não é, de resto, a primeira vez que os leitores da Condé Nast Traveler situam o Porto entre as suas preferências. O carácter amigável da Invicta já tinha sido destacado numa votação anterior, pela forma como os visitantes se tinham sentido acolhidos na cidade.

Desta vez, na votação relativa às grandes cidades e aos seus atrativos - gastronomia, vinhos, arquitetura, arte - a revista apelava aos seus leitores para refletirem sobre os destinos clássicos, visitados múltiplas vezes, e os destinos menos óbvios, mas igualmente merecedores de atenção.

Daí resultou uma lista de dez metrópoles ("Big Cities") e outra lista de dez cidades ("Small Cities"). Integrado na primeira, o Porto ficou na sétima posição, atrás de Quioto (Japão), Lyon (França), Singapura, Sydney (Austrália), Viena (Áustria) e Tóquio (Japão). A lista fica completa com Helsínquia (Finlândia), Copenhaga (Dinamarca) e Lisboa, que fecha o top-10.

A lista de "Small Cities" é liderada por San Miguel de Allende (México).