Sociedade

Porto é a nona melhor cidade do mundo segundo a revista Time Out

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_centro_historico_ribeira_01.JPG

Filipa Brito

O ranking elaborado pela revista internacional, com base em 27 mil respostas a um inquérito, coloca o Porto na nona posição a nível mundial.

Os atrativos do Porto voltam a ser destacados pela Time Out, que coloca a Invicta em nono lugar na hierarquia das melhores cidades do mundo. Na sequência de uma pandemia que obrigou a uma mudança de hábitos de vida, os leitores da revista internacional não deixaram de reconhecer os fatores diferenciadores do Porto.

“Um total de 73% dos residentes do Porto considerou que a sua cidade é ótima para cultura – e, mesmo durante uma pandemia, é difícil discordar. No ano que passou, os artistas de graffiti do Porto estiveram mais ativos do que nunca, preenchendo as ruas com cor, enquanto as nossas imensas galerias estiveram também surpreendentemente ativas”, começa por assinalar Ana Patrícia Silva, da Time Out Porto.

A mesma autora nota ainda que o Porto se destacou, na opinião dos votantes, no campo de estabelecer novas amizades: “Depois de Manchester, o Porto foi a segunda cidade mundial mais votada para fazer novos amigos, com 62% dos residentes a considerarem-no como algo ‘fácil’ na cidade.”

“O Porto também começou a devolver espaço público aos cidadãos, com um esforço de pedonalização, mais infraestrutura ciclável, esplanadas ampliadas e novos jardins comunitários. Fomos a concertos em parques, comprámos livros à sombra de árvores, apoiámos os negócios locais e descobrimos outros novos. Muitas pessoas começaram a cozer pão, bolos e bolachas em casa, e agora muitos deles tornaram-se profissionais”, acrescenta.

A concluir, Ana Patrícia Silva considera que, se houvesse algo do Porto que todas as cidades pudessem ter, tal seria o espaço Maus Hábitos. “Enquanto a maioria dos bares esteve fechada, foi um oásis de concertos, espetáculos, projeção de filmes, exposições, noites de poesia e comédia – com boa pizza e cerveja artesanal”, enumera.

O ranking mundial de cidades elaborado pela Time Out é liderado por São Francisco, nos EUA, com Amesterdão (Países Baixos) e Manchester (Reino Unido) a completarem o pódio. O Porto surge na nona posição, à frente de Tóquio (Japão), que fecha o top-10.

A Time Out lançou o desafio aos leitores de todo o mundo para responderem a um inquérito a respeito das suas cidades, sobre aspetos como gastronomia e bebida, mas também projetos comunitários, espaços verdes e sustentabilidade. “Queríamos descobrir as cidades que não estão apenas a pensar no agora, mas também no futuro. As cidades que estão a tornar a vida melhor para nós e para os nossos netos”, sublinham os editores da revista.