Sociedade

Porto distinguido na categoria máxima como Município Amigo da Juventude

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Selo_Municipio_Amigo_Juventude.jpg

DR

Um ano depois de ter aderido à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, o Porto recebeu a distinção máxima de três estrelas do selo atribuído pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). Atribuição teve lugar durante o II Encontro de Municípios Amigos da Juventude, em Matosinhos, que juntou cerca de 200 autarcas e técnicos municipais de juventude.

O selo da FNAJ foi criado para destacar as autarquias com um efetivo envolvimento de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude.

Para receber a categoria três, os municípios devem corresponder ao total de nove critérios definidos pela FNAJ, assentes na existência de um Conselho Municipal de Juventude; de um Plano Municipal de Juventude; de apoio direto ao associativismo juvenil; de políticas de apoio à iniciativa jovem; de um pelouro da Juventude; de uma divisão de Juventude com técnicos de Juventude; de um plano de investimento no setor da Juventude; de mecanismos/ferramentas de cogestão; e, finalmente, de espaços para associações e projetos jovens.

Para a vereadora da Juventude, “esta distinção eleva a responsabilidade e o compromisso do Município do Porto com os jovens”. “Ficamos ainda mais motivados para desenvolver mais e melhores políticas amigas da juventude e lançar novos programas por via da maximização de sinergias com as associações juvenis que dispomos na nossa cidade e continuarmos a proporcionar soluções com impacto e significado para as novas gerações” afirma Catarina Araújo.

A Federação Nacional das Associações Juvenis defende que “os jovens não são meros consumidores das políticas de juventude, são agentes ativos na definição monotorização e avaliação das políticas que a eles se dirigem”.

Com este Selo, afirma o presidente, Tiago Manuel Rego, “enaltecemos e premiamos os municípios que criaram e estabeleceram um profícuo diálogo estruturado com a juventude, bem como medidas sustentáveis e planeadas, promotoras da participação, da emancipação e do desenvolvimento do movimento associativo jovem no concelho”.

“Acreditamos e defendemos que os jovens devem ser coautores das políticas de juventude, que os espaços de participação jovem têm de ser reforçados e otimizados face aos novos tipos de participação das jovens gerações e que o investimento nas políticas de juventude é fulcral para o sucesso das mesmas”, acrescenta.

O II Encontro de Municípios Amigos da Juventude promoveu ainda um momento de partilha de estratégias e boas práticas municipais intitulado “O futuro das Políticas Locais de Juventude”, com a participação de Carlos Manuel Pereira, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, João Pinto de Jesus, da Movijovem, e Joana Lima, da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação Desporto/CES.

A Rede de Municípios Amigos da Juventude assume-se como um espaço privilegiado de partilha de boas práticas entre autarquias e reúne, atualmente, mais de 152 municípios.