Urbanismo

Porto distinguido com dois prémios no Salão Imobiliário de Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Salão Imobiliário de Portugal distinguiu a intervenção no Mercado do Bolhão como a melhor “Reabilitação Urbana / Comércio, Serviços e Escritórios” e atribuiu ao Terminal Intermodal de Campanhã o prémio de “Melhor Empreendimento Imobiliário – Espaços Públicos”. Encontro de líderes do setor acontece, até domingo, em Lisboa.

Coube ao vereador do Urbanismo e Espaço Público e presidente do conselho de administração da GO Porto – empresa municipal responsável por ambas as empreitadas – receber a distinção que premiou o trabalho que tem vindo a ser realizado na cidade. “O prémio é bem-vindo, mas não é o objetivo final do nosso trabalho, da nossa estratégia. O que queremos é o reconhecimento dos portuenses e de todos os que nos visitam, e esse reconhecimento tem chegado diariamente, com a fruição crescente que tem vindo a ser feita dos espaços”, sublinha Pedro Baganha.

Esta não é a primeira vez que os dois equipamentos merecem destaque. O Terminal Intermodal de Campanhã, inaugurado em julho de 2022, venceu o Prémio Construir 2022 como Melhor Projeto Público. O arquiteto portuense Nuno Brandão Costa, responsável pelo projeto do TIC, foi o vencedor, em 2021, do prémio atribuído pela Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), no setor da arquitetura. Além destes, a sinalética do Terminal Intermodal, da autoria do designer e arquiteto Miguel Palmeiro, foi distinguido na 8.ª Bienal Iberoamericana de Design (BID) com o Prémio Design Gráfico e Comunicação Visual.

Também o Mercado do Bolhão recebeu já várias distinções e nomeações de vários prémios. Atualmente, encontra-se nomeado ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023, da Vida Imobiliária, ao Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2023 e ao EUPrize (AADIPA), ambos em Barcelona. O projeto de Nuno Valentim foi também galardoado com as distinções de Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços pelos Prémios Construir 2022.

Recorde-se que, também sob a alçada do Município, a Reabilitação do Cinema Batalha está nomeada para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023, da Vida Imobiliária, e o edifício São Dinis foi galardoado, em 2022, com o Prémio Verde – Arquitetura Sustentável.

Habitação em debate no SIL

Na programação do SIL, houve lugar ainda para um debate em torno da Habitação. Moderado pela jornalista Rita Neves, o painel contou com a presença de autarcas das câmaras de Lisboa, Santarém, Seixal, Matosinhos, Loures e Porto. Em representação do Porto, o vereador com os pelouros do Urbanismo, Espaço Público e Habitação apresentou a estratégia habitacional que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município.

Na sua intervenção, Pedro Baganha abordou o impacto que as medidas do pacote + Habitação podem ter na gestão de proximidade que é feita pelas autarquias. “É irrealista pensar que a esfera pública vai resolver sozinha o problema. É preciso criar relações de confiança, de estabilidade com todos os interlocutores. Não é possível resolver um problema complexo de forma simples", afirmou.

O Município do Porto, que tem um parque habitacional público de 13%, contra os cerca de 2,5% de média nacional, tem promovido a integração de soluções diversificadas, que procuram abranger diferentes camadas da população.

Programas como o Porto com Sentido, que permitiu colocar cerca de 200 casas no mercado de arrendamento acessível, ou o Porto Solidário, que apoia atualmente cerca de 1200 famílias, são apenas alguns dos exemplos que ilustram as estratégias do Município. Reabilitar e atrair investimento são outras das ferramentas que têm permitido a qualificação sustentada da cidade.

A necessidade de simplificar procedimentos e digitalizar reuniu consenso entre os palestrantes. Carlos Moedas, presidente da autarquia de Lisboa, assumiu que, em matéria de licenciamento, tem seguido alguns dos passos dados pelo Município do Porto em matéria de agilização processual

No certame, que vai decorrer até dia 7 de maio, para além de debates e da troca de experiências entre diferentes intervenientes do setor imobiliário, vão ser distinguidos projetos de reabilitação que, pela sua qualidade, impactam as comunidades em que se encontram inseridos.