Economia

Porto destaca-se na captação de fundos comunitários do Portugal 2020

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_vista_cidade_porto_07.jpg

Filipa Brito

Cabendo à região Norte uma fatia de cerca de 40% dos apoios atribuídos no âmbito da Política de Coesão, o município tem-se afirmado pelo comportamento proactivo na elaboração de projetos passíveis de receberem financiamento. Taxa de execução é superior à média nacional.

As autarquias da região Norte captaram cerca de 40% dos fundos do Portugal 2020, sendo que um sexto dos 1400 milhões de euros aprovados até junho foi absorvido pelos municípios do Porto, Matosinhos, Braga e Vila Nova de Gaia.

Estes, que são os concelhos mais populosos da região, são também aqueles aos quais pode associar-se quase um sexto do apoio atribuído. O Porto liderou, com a captação de 64 milhões de euros no período em análise, segundo a publicação “Norte UE Dinâmicas dos Fundos Estruturais na Região do Norte”, lançada nesta quinta-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e citada pela agência Lusa.

À margem da homenagem aos atletas da cidade medalhados no Campeonato Europeu para Atletas com Trissomia 21, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, destacou a postura proactiva da autarquia na elaboração de projetos que possam ser financiados, destacando a obra de restauro do Mercado do Bolhão e o programa AIIA – Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, que promove a inclusão social de jovens em comunidades mais desfavorecidas, como bons exemplos de aproveitamento dos fundos comunitários.

Matosinhos (57 milhões), Braga (56) e Vila Nova de Gaia (50) contribuíram para que coubesse ao Norte a maior fatia de apoios, cerca de 40%, do valor nacional atribuído no âmbito da Política de Coesão, que atingiu os 3500 milhões de euros até 30 de junho.

O relatório da CCDR-N revela ainda que cerca de 60% deste valor concentra-se no domínio da Sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, em áreas que vão desde a reabilitação urbana (21%), infraestruturas de educação (14%), à mobilidade urbana sustentável (13%) e ao ciclo urbano da água (12%).

Do montante aprovado no Norte, para operações da esfera municipal, cerca de 56% foi executado até 30 de junho de 2021, um valor que ultrapassa a média nacional de 54%.

Desde o arranque do quadro comunitário, em 2014, chegaram à cidade mais de 1400 milhões de euros com destino a obras estratégicas, mas também ao apoio a empresas ou à formação.