Inovação

Porto dedica três dias a diálogo em matéria de cibersegurança

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Miguel_Pereira_Leite_Cyberseguranca.jpg

A Alfândega do Porto volta a receber a conferência C-DAYS, que dirige os holofotes para as questões relacionadas com a cibersegurança e a necessidade de tornar as competências comuns entre as pessoas e as organizações. Em representação do município, o presidente da Assembleia Municipal abriu, ao início da tarde desta segunda-feira, o primeiro de três dias de diálogo sob o tema “Naturalizar competências”.

Miguel Pereira Leite sublinhou que “tanto no plano pessoal, como no plano profissional, temos hoje a consciência de que os nossos dados pessoais, e os dados das organizações pelas quais somos responsáveis, são matéria extremamente sensível e, como tal, tudo devemos fazer para a preservar”.

Para o presidente da Assembleia Municipal, a pandemia trouxe uma lição importante nesta matéria: “a importância da confiança”, caminho que o Porto tem trilhado ao lado da transição digital, de forma a “colocar à disposição da população redes de comunicação de última geração, fiáveis e eficientes”.

Numa cerimónia que contou com a presença da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, Miguel Pereira Leite assumiu que o Porto tem “um ecossistema de empreendedorismo aliado à tecnologia que, não raras vezes, leva a cidade, e o país, para as bocas do mundo”, lembrando o investimento nas infraestruturas digitais, e a “dedicação de pessoas que acreditam no conhecimento, na inovação e muito na tecnologia”.

“Estamos empenhados em validar e revalidar este eixo de desenvolvimento económico para que o Porto se mantenha uma referência, com empresas que adotem práticas vanguardistas, gerem produtos e serviços inovadores e criem quadros altamente qualificados”, garantiu

Miguel Pereira Leite referiu ainda o Plano de Gestão e Valorização de Dados do Município do Porto, criado para apoiar a tomada de decisão política, com base em dados, assim como a integração da inteligência digital no plano da gestão de resíduos, ou a Plataforma de Monitorização e Gestão Meteorológica ao serviço da Proteção Civil.

“Se é verdade que dispomos agora de ‘autoestradas de comunicação’ que nos permitem estar sempre conectados, também é um facto que só uma ‘condução segura e defensiva’ nos poderá conduzir a ‘destinos’ mais longínquos, ou seja, ao desenvolvimento social e económico pelo qual tanto temos lutado”, concluiu.

A conferência C-DAYS 2021, que está inserida no programa oficial da presidência portuguesa do Conselho da Comissão Europeia, é organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e estende-se até quarta-feira, 16 de junho, e dá lugar a debates que articulem uma reflexão sobre as competências em cibersegurança, o atual contexto de dependência digital e as iniciativas europeias nesta área de intervenção.

Para assistir às sessões basta aceder ao website do Centro Nacional de Cibersegurança.