Economia

Porto de Tradição tem dois novos associados: a Casa Moreira e a Casa Rocha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Há dois novos estabelecimentos reconhecidos pelo Porto de Tradição. O Executivo aprovou por unanimidade, na reunião pública desta manhã, a entrada da Casa Moreira e da Casa Rocha no lote de proteção do programa municipal.

Os dois estabelecimentos “solicitaram ao Município do Porto o seu reconhecimento como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local, tendo sido efetuada a respetiva avaliação da equipa técnica e ouvida a comissão de acompanhamento”, podia ler-se na proposta assinada pelo vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização.

Ambos obtiveram “pontuação suficiente para serem reconhecidos como estabelecimentos de interesse histórico e cultural ou social local”, prosseguia Ricardo Valente, notando que em sede de consulta pública foram recebidos os contributos dos titulares dos imóveis, tendo sido também ouvida a Junta de Freguesia da circunscrição onde se localiza a Casa Rocha, que se pronunciou favoravelmente.

Considerando já a Casa Moreira e a Casa Rocha, foram reconhecidos ao abrigo do programa Porto de Tradição 99 estabelecimentos comerciais e quatro entidades da cidade.

Outros quatro reconhecimentos em consulta pública

Também esta manhã, o Executivo aprovou a submissão “a consulta pública pelo período de 20 dias e a parecer das Juntas de Freguesia” de outros quatro reconhecimentos no âmbito do Porto de Tradição.

Os quatro candidatos a integrar o lote de proteção deste programa municipal são a Padaria Formosa, a Chapelaria Centro da Moda, a Porto Meia Boutique, e a Padaria Oriental.

“Efetuada a respetiva avaliação da equipa técnica, ouvida a comissão de acompanhamento, os estabelecimentos em causa obtiveram pontuação suficiente para serem reconhecidos como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local”, sublinhava o vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização.

Foi recentemente aprovada a atribuição de 375 mil euros, ao abrigo do Fundo Municipal de Apoio aos estabelecimentos e entidades reconhecidos pelo Porto de Tradição. O regulamento do programa foi também ajustado, tendo em conta os efeitos da pandemia.