Sociedade

Porto de Tradição soma 73 lojas históricas protegidas

  • Notícia

    Notícia

#fib_acerto_relogio_04.jpg

Filipa Brito

Barbearia Garrett, Confeitaria Petúlia, José Rosas e Cª, Lda. e Marcolino Relojoeiro integram, a partir de hoje, o programa municipal Porto de Tradição, que protege lojas históricas dos aspetos mais liberais da Lei das Rendas. Assim aprovou, por unanimidade, o Executivo municipal reunido nesta manhã.

Após o período de consulta pública ter decorrido sem qualquer pronúncia, aqueles quatro estabelecimentos voltaram a merecer a aprovação da vereação da Câmara do Porto, pelo que passam formalmente a constar da listagem do Porto de Tradição, que eleva para 73 o número de lojas históricas protegidas.

Sem prejuízo da elaboração do Regulamento do Porto de Tradição, que atravessa a terceira submissão à cidade, o Município do Porto tem-se auto vinculado a analisar os pedidos de reconhecimento à luz no disposto na Lei n.º42/2017.

Na mesma reunião, foi aprovada por unanimidade outra proposta do vereador Ricardo Valente, responsável pelo Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, para "promover e apoiar os estabelecimentos comerciais do Porto através da distribuição de material temático alusivo a épocas/acontecimentos específicos, no ano civil de 2019".