Economia

Porto de Tradição abre portas à Casa Natal e à Fausto & Almeida

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Fausto_Almeida_01.jpg

Reunido nesta segunda-feira, o Executivo foi unânime na inclusão de mais dois estabelecimentos comerciais no programa municipal de proteção. A partir de hoje, a mercearia fina da Casa Natal e a iluminação da Fausto & Almeida integram o grupo de 93 associados do Porto de Tradição.

A primeira está em Fernandes Tomás e os 120 anos de história conferem-lhe o estatuto de referência no comércio tradicional da cidade. É uma das mais antigas e tradicionais na venda de bacalhau, frutos secos, conservas, especiarias e vinhos.

A segunda ilumina as casas portuenses (e não só) desde 1938. Com portas abertas na Rua do Almada, é uma das mais antigas do país dedicadas ao comércio de importação e exportação de material elétrico.

Como é regra do programa, os dois estabelecimentos passaram por um processo de consulta pública, que culminou, agora, no seu reconhecimento efetivo pelo Porto de Tradição, dando sequência à proposta assinada pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

A lista de estabelecimentos integrantes do programa tem agora associados 93 nomes, a que se juntam quatro entidades. Em 2020 foram aprovados 14 novos reconhecimentos. A Casa Natal e a Fausto & Almeida são os primeiros nomes em 2021.

O Porto de Tradição enquadra-se na prioridade dada pelo Município à proteção dos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social da cidade do Porto.

Instituído em 2016, o programa de proteção passou em 2019 a contar adicionalmente com um Fundo Municipal de Apoio, dotado de 525 mil euros para as lojas e entidades reconhecidas pela iniciativa. Este montante foi renovado para 2021, com verbas que provêm exclusivamente do orçamento da autarquia.