Educação

Porto de Futuro reconhece mérito escolar e ações exemplares dos alunos da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais de 80 alunos do ensino básico e secundário das escolas da rede pública e profissionais do concelho foram, esta terça-feira, reconhecidos na 16.ª edição do programa Porto de Futuro. Além da iniciativa Rumo à Excelência, que premeia o mérito escolar, o Município atribuiu, pela primeira vez, os prémios Revelação, distinguindo os alunos que demonstraram capacidades, atitudes e ações exemplares ao longo do ano letivo.

"Hoje, celebramos não apenas as notas excecionais ou as conquistas brilhantes, mas também o esforço incansável, a paixão pela aprendizagem e a perseverança que cada um dos premiados demonstrou", afirmou o vereador da Educação.

Fernando Paulo acredita que "o reconhecimento é mais do que uma simples celebração de resultados; é um tributo à resiliência, à curiosidade incessante e à busca contínua pelo conhecimento".

Sobre a introdução do Prémio Revelação, o responsável pela Educação confirmou que o objetivo do Município é o de "enaltecer o valor e o mérito das gerações mais jovens ao reconhecer os alunos que revelam grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolvem iniciativas ou ações, igualmente exemplares, de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade, na escola ou fora dela".

Numa mensagem aos jovens estudantes, Fernando Paulo sublinhou como "o processo de superação individual é sempre recompensado", assegurando que esta celebração "do êxito, do mérito escolar e da cidadania" deixa todos "muito orgulhosos de vocês".

"Que estes prémios não sejam apenas troféus, mas sim símbolos que vos impulsionem a persistir, a explorar novos horizontes e a serem agentes de mudança", apelou o vereador. Para Fernando Paulo, o essencial é que estas distinções "sejam um incentivo para continuarem trilhando o caminho da excelência, enfrentando os desafios com coragem e mantendo a paixão pelo conhecimento numa jornada contínua".

A cerimónia, que teve lugar no Coliseu Porto Ageas, reconheceu, também, 30 estabelecimentos de ensino e contou com a atuação do Balleteatro.