Cultura

Porto de Encontro regressa com sessão dedicada ao escritor Mário de Carvalho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Mario_de_Carvalho.JPG

DR

O ciclo de conversas com escritores Porto de Encontro, organizado pela Porto Editora, retoma a sua programação mensal neste sábado, 26 de março. O convidado para protagonizar esta 84.ª sessão é Mário de Carvalho.

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai ser o palco de mais uma série de conversas com escritores, que arrancará neste sábado, 26 de março, com Mário de Carvalho – uma “personalidade incontornável da vida literária portuguesa”, destaca a organização.

Às 17 horas, Mário de Carvalho, que recentemente cumpriu 40 anos de percurso literário, junta-se ao jornalista Sérgio Almeida, responsável pela moderação, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett para “trocar umas ideias sobre o assunto”.

Autor de mais de 30 livros, percorrendo os mais diversos géneros literários, do romance à crónica, Mário de Carvalho “tem sido galardoado com os mais prestigiados prémios literários, tais como o Grande Prémio de Romance e Novela, Conto e Teatro da APE, o prémio do PEN Clube Português, o prémio Fernando Namora e o prémio Virgílio Ferreira. Venceu ainda o prémio internacional Pégaso de Literatura. Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que Eu Ouvi na Barrica das Maçãs”, nota a Porto Editora.

O ensaísta e crítico literário (inclusive presidente da Associação Portuguesa dos Críticos Literários) Manuel Frias Martins é o convidado especial desta conversa. As habituais leituras estão a cargo de Hugo Araújo.

Esta edição conta com o apoio da Câmara do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand.

As próximas sessões do Porto de Encontro têm já data marcada e convidados confirmados: a sessão de 30 de abril é protagonizada por Adolfo Luxúria Canibal, a de 28 de maio por Richard Zenith, e Mário do Rosário Pedreira protagoniza o Porto de Encontro de 18 de junho.

O ciclo Porto de Encontro faz parte da vida cultural da cidade desde 2011 e já ultrapassou os 21 mil espectadores, em mais de 80 edições.