"Porto de Arquitetura" passou pela Torre Hoso
Porto.
Notícia
O programa "Porto de Arquitetura" está quase a chegar ao fim. No passado sábado, decorreu a penúltima visita, desta vez à Torre Hoso, localizada no campus universitário e destinada a alojamento para estudantes. Mais de uma dezena de pessoas participaram na iniciativa, que incluiu uma conversa sob o tema "Novas Residências de Estudantes".
A Torre Hoso – Micampus Porto Tower, da autoria do Gabinete OODA, destaca-se na paisagem pela sua volumetria cilíndrica e pela sua localização próxima da Via de Cintura Interna (VCI), estando integrada no maior campus universitário do Porto.
Residência para estudantes, concluída em 2023, possui uma área superior a nove mil metros quadrados e organiza-se em torno de uma estrutura em betão pré-fabricado com peças produzidas em fábrica e reunidas no local, tendo a instalação de cada piso demorado cerca de uma semana.
Fundada em 2010, a OODA surge após estadias na Europa, nomeadamente Londres e Roterdão, e do contraste entre estas realidades e a portuguesa, com o objetivo de desafiar e transformar o modelo arquitetónico tradicional na prática e promoção da arquitetura.
Liderada por Diogo Brito, Rodrigo Vilas-Boas, Francisco Lencastre, João Jesus e Julião Pinto Leite, a equipa é, atualmente, composta por mais de 50 colaboradores de diferentes nacionalidades. Os projetos desenvolvidos abrangem diferentes escalas e programas, desde residências singulares a grandes edifícios e hotéis, design de interiores a edifícios institucionais e masterplans.
Para além do autor do projeto, arquiteto Julião Pinto Leite, que orientou a visita, estiveram presentes, entre outros, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e a administradora dos serviços sociais do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Raquel Moreira.
Após a visita seguiu-se um debate sobre "Novas Residências de Estudantes", moderado pelo jornalista Henrique Ferreira, que contou com as presenças do arquiteto Julião Pinto Leite, do administrador do IPP, Paulo Ferraz, e da diretora das duas residências da Micampus no Campus da Asprela: Multi-site Manager Micampus Porto Tower & Porto Asprela, Helena Andrade.
O "Porto de Arquitetura", programa desenvolvido, em conjunto, pela Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura, prossegue, já no próximo fim de semana, com a última visita, desta feita à Universidade Lusíada, de autoria do arquiteto José Mendes Godinho.
A visita é guiada, como sempre, pelo arquiteto autor da obra e começa às 16 horas. No final, haverá lugar a uma conversa com um conjunto de personalidades ligadas às obras. O acesso à visita e ao debate é feita por ordem de inscrição. Para cada visita, as inscrições são anunciadas nas redes sociais do evento.
Programa "Porto de Arquitetura" - Oito edifícios, oito visitas, oito conversas
27 de julho I 16 horas (última visita)
Universidade Lusíada
Visita conduzida pelo arquiteto José Mendes Godinho.