Cultura

Porto conquista três Prémios Acesso Cultura

  • Notícia

    Notícia

acesso_cultura_todos.jpg

O programa municipal "Cultura em Expansão" conquistou o Prémio Acesso Cultura de Acessibilidade Social, na cerimónia anual realizada ontem, em Lisboa, e que distinguiu as boas práticas nesta área a nível nacional.

O "Cultura em Expansão", que vai já na quarta edição, tem vindo a alargar por toda a cidade as práticas culturais, fomentando novos públicos e novos locais, com atividades de acesso livre que privilegiam os bairros sociais e espaços das mais variadas geografias urbanas, através de iniciativas das áreas do teatro, da música e do cinema. Dinamiza igualmente laboratórios de estímulo à criatividade artística e promove atividades durante todo o ano, culminando com um grande espetáculo de encerramento no Rivoli, em que, neste ano, serão apresentados os projetos de João Salaviza e Ricardo Alves Jr. e que contará com um concerto de Oupa!

Na sessão de ontem, as políticas culturais do Município foram também distinguidas com o Prémio Acesso Cultura de Acessibilidade Física, atribuído ao projeto SIA - Sistema de Itinerários Acessíveis, da responsabilidade da Provedoria dos Cidadãos com Deficiência da autarquia.

De acordo com o júri - composto por Dália Paulo, museóloga e presidente da direção da Acesso Cultura, Marco Paiva, ator e encenador, e Maria José Lorena, da Fundação LIGA - o SIA "cumpre o seu objetivo de facilitar a proximidade com a população da cidade, através de um portal sempre disponível, e de responder aos desafios do quotidiano, contornando obstáculos". 

O SIA nasceu no âmbito da Elaboração do Plano de Promoção de Acessibilidade para Todos da cidade do Porto. Trata-se de uma aplicação de consulta origem/destino baseada num diagnóstico de acessibilidade às ruas, espaços e equipamentos públicos da cidade, apoiada nos itinerários dos transportes públicos.

Entretanto, a cidade do Porto mereceu também ontem uma Menção Honrosa no Prémio Acesso Cultura de Acessibilidade Social, através do projeto "Um teatro para todos" do Teatro Nacional de São João, que visa fomentar a acessibilidade física através da atribuição de lugares cativos a pessoas com mobilidade reduzida ou facilitando a acessibilidade de conteúdos.

Este projeto tem sido desenvolvido através de tradução em língua gestual e áudio descrição ou através das sessões culturais descontraídas que promovem, no decorrer dos espetáculos, um ambiente mais informal, com maior flexibilidade de movimentos e de ruídos na sala. 

A estes prémios, atribuídos no decorrer da Semana Acesso Cultura que está a promover atividades por todo o país até domingo, candidataram-se 40 projetos a nível nacional, que pretendiam ver distinguidas, divulgadas e promovidas as iniciativas que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso aos espaços culturais e à oferta cultural.

Os galardões de acessibilidade conquistados pela cidade acontecem pouco mais de uma semana após a Câmara do Porto ter sido distinguida com quatro Prémios APOM, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e considerados os "Óscares" dos museus portugueses.