Urbanismo

Porto conhece hoje o projeto para o novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_centro-historico.jpg

Miguel Nogueira

O projeto do novo “Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar” é apresentado nesta quinta-feira, às 18 horas, no auditório da Casa do Infante.

O projeto foi desenvolvido pela empresa municipal Porto Vivo, SRU e lança o novo Plano, apostado em desenvolver estratégias que possibilitem a proteção da identidade, valorização e sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial.

Entre as prioridades identificadas destaca-se a continuidade na reabilitação do edificado, sendo que só na última década, entre 2010 e 2021, foram reabilitados 786 edifícios na área geográfica compreendida pelo Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar.

O documento visa a implementação de um modelo de gestão e monitorização integrado e participativo, com o envolvimento ativo de diferentes agentes do tecido social, incluindo residentes e visitantes do Centro Histórico, personalidades do meio académico e artístico e diferentes instituições públicas e privadas.

Assente em quatro eixos estratégicos (Património; População, Habitação e Comunidades; Economia; Ambiente e Mobilidade), o projeto resulta de um trabalho metodologicamente suportado por uma equipa pluridisciplinar da Universidade do Porto e apoiado na parceria AtlaS.WH – Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial.

Na sessão pública marcada para hoje à tarde participam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o arquiteto Rui Loza, que coordenou do Plano, o vereador do pelouro Urbanismo e espaço Público e pelouro da Habitação, Pedro Baganha, entre outros intervenientes.

A iniciativa surge na semana em que se assinalam os 25 anos da inscrição do Centro Histórico do Porto na lista de património da UNESCO, celebrados no dia 5 de dezembro.

A sessão poderá ser acompanhada via streaming, em tempo real, através da conta youtube da Câmara do Porto.

Devido às medidas resultantes da situação epidemiológica atual, o número de presenças é limitado à capacidade do espaço (60 pessoas) e o uso de máscara é obrigatório.