Turismo

Porto congratula-se com certificação do Caminho Português da Costa para Santiago Compostela

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_marco_jacobeu_caminhos_santiago_07.JPG

Porto.

A Câmara Porto congratula-se com a decisão governamental de certificação do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que liga as cidades do Porto e Valença. “É com enorme alegria que o Porto dá conta da certificação, por reconhecer a sua importância histórica e cultural”, assinala o vereador do Turismo e Comércio.

Ricardo Valente recorda que, neste processo, “esteve a cidade do Porto envolvida desde a primeira hora, encetando reuniões, realizadas na Póvoa de Varzim e Vila Nova de Cerveira, para agilizar este processo e trazer todos os municípios para dentro de um processo estruturante para o turismo do Porto e Norte”.

Com uma extensão de 138 quilómetros, o Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

O Caminho da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, é o terceiro a ser certificado, depois do Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para a região Norte.

Os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha.