Habitação

Porto com Sentido coloca mais 25 habitações a concurso

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_arrendamento_acessivel_06.jpg

Miguel Nogueira

As 25 habitações, localizadas entre o Centro Histórico, Bonfim, Campanhã e Paranhos, inserem-se no terceiro concurso do programa municipal Porto com Sentido. As candidaturas decorrem até às 24 horas do dia 15 de abril, próxima quinta-feira.

Os imóveis, cujas tipologias variam entre o T0 e o T3, apresentam-se como espaços renovados, com ótimas condições de habitabilidade e conforto, e incluem fogos totalmente novos, a estrear.

No Porto com Sentido, o município arrenda diretamente as habitações aos proprietários dos imóveis que aderiram ao programa, para depois as subarrendar, a um preço mais baixo, às famílias. Corresponde, por isso, a uma das soluções mobilizadas no âmbito das novas políticas de habitação promovidas pela Câmara do Porto, visando colmatar a grave carência identificada no mercado tradicional de arrendamento.

Entre os critérios de admissibilidade, o programa determina a adequação da composição do agregado familiar à tipologia a que se candidata e, como critérios de preferência, residir no Porto há pelo menos quatro anos ou trabalhar há mais de seis meses na cidade.

Este modelo só é passível de colocar em prática com o setor privado, que também encontra no Município do Porto um parceiro credível, que lhe dá todas as garantias de que o arrendamento do imóvel se faz dentro das condições estabelecidas no contrato, sendo inclusive da responsabilidade da autarquia a entrega dos fogos, no final da ligação contratual, nas mesmas condições iniciais. De acordo com o regulamento, pode ainda dar-se o caso de a autarquia adiantar até um ano de rendas para a realização de pequenas obras.

Candidaturas abertas por mais uma semana

O período de candidaturas teve início no dia 26 de março e estende-se agora, com prorrogação do prazo, até ao dia 15 de abril. No final do processo, as casas vão ser atribuídas por sorteio.

Todas as candidaturas devem ser submetidas através do formulário eletrónico disponível no site da empresa municipal Porto Vivo, SRU, que operacionaliza o Porto com Sentido. É ainda possível efetuar a apresentação das candidaturas nas instalações da Porto Vivo, SRU, mediante agendamento prévio.

Durante o período de candidatura, é possível esclarecer as dúvidas acedendo ao chat virtual, por telefone para o número 222 072 700, ou através do e-mail rendasacessiveis@portovivosru.pt.

Todos os detalhes do concurso estão disponíveis aqui.