Porto com exposição única de Amadeo de Souza Cardoso
Notícia

Até ao final do ano ainda pode ser vista no Museu Nacional Soares dos Reis a exposição que recria a primeira e única mostra individual de um dos maiores nomes de pintura portuguesa, Amadeo de Souza Cardoso.
As obras de Amadeo de Souza Cardoso estão patentes no Museu Nacional Soares dos Reis até ao final do ano, numa recriação da exposição que o artista fez há cem anos, no Salão do Jardim Passos Manuel, onde é agora o Coliseu do Porto.
São 81 obras trazidas para a galeria de exposições do Museu Soares dos Reis, na única mostra individual do artista.
De acordo com a página oficial do Facebook do museu, à data, o número de visitantes da exposição já ultrapassou os 30.000, o que demonstra o grande interesse pela obra do artista considerado, por muitos, um dos maiores nomes da pintura do país.
"As obras que Amadeo decidiu expor [em 1916] estão hoje dispersas por diversas coleções públicas e privadas. Reuni-las, procurando refazer os gestos e as opções do malogrado pintor [que morreria, inesperadamente, em 1918, com 30 anos de idade] é, em primeiro lugar, uma homenagem", indica a descrição da exposição, que conta com curadoria das investigadoras Raquel Henriques da Silva e Marta Soares.
Uma oportunidade única de ver as obras de Amadeo de Souza Cardoso patentes no Museu Nacional Soares dos Reis até ao dia 1 de janeiro de 2017, de terça a domingo, das 10 às 18 horas.