Desporto

Porto City Race regressa em maio e as inscrições já estão abertas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_porto_city_race_2019_52.jpg

João Queirós

A nona edição do Porto City Race está de regresso nos dias 28, 29 e 30 de maio, inaugurando o circuito nacional de orientação pedestre urbana e três novos mapas na cidade. As inscrições estão a decorrer.

Depois do cancelamento no ano passado, a prova, organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos em parceria com a Câmara do Porto através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, volta em maio com mais três campos de trabalho, convidando os participantes a percorrer novos espaços e recantos da cidade. O evento será uma vez mais constituído por três etapas em dias diferentes, com classificações separadas.

O programa competitivo abre com a Porto City Race by Night, uma etapa noturna a realizar a partir das 20,30 horas de 28 de maio, com início e final no Campus Tecnológico de Ramalde e incursão pelas freguesias de Ramalde e Aldoar, incluindo passagens por vários bairros sociais.

Na manhã do dia seguinte, 29 de maio, o evento prossegue com a habitual prova de sprint. Desta vez será no Parque da Cidade, com concentração junto ao Pavilhão da Água, inaugurando um novo trabalho de campo. Esta segunda etapa marca, também, a vertente inclusiva da Porto City Race, ao incluir um evento de orientação adaptada pontuável para a Taça de Portugal da disciplina.

Finalmente, no dia 30 de maio, será disputada a prova-rainha da competição, também num novo do mapa do Porto, desenhado nas freguesias do Bonfim e de Campanhã, com partida e chegada na sede da Águas do Porto, na Rua do Barão de Nova Sintra. Esta jornada, pontuável para o circuito nacional, o Portugal City Race, denomina-se Planeta Água e terá passagem por vários parques, jardins, escolas e bairros sociais da zona oriental da cidade.

O evento é uma vez mais aberto a pessoas de qualquer idade, que podem participar nos escalões abertos ou nas categorias de competição. Nas categorias competitivas apenas se pode executar os percursos individualmente, enquanto na formação e escalões abertos é possível fazê-lo também em grupo.

Para quem nunca utilizou um mapa de orientação ou uma bússola, a organização possibilita o acompanhamento e ensino com monitores.

As inscrições podem ser feitas no website da Porto City Race. As taxas de inscrição são iguais entre federados e não federados.

Programa

> Sexta-feira, 28 de maio | 20,30 horas
Porto City Race by Night
Campus Tecnológico de Ramalde

> Sábado, 29 de maio | 10 horas
Etapa Sprint
Pavilhão da Água – Parque da Cidade

> Domingo, 30 de maio | 10 horas
Planeta Água, Porto City Race
Sede das Águas do Porto (Rua do Barão de Nova Sintra)