Sociedade

Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas define plano de promoção do envelhecimento ativo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Plano de Ação Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas até 2025 começa a ganhar contornos e os primeiros passos já são conhecidos do Município e das entidades parceiras. Os eixos de atuação para a promoção de um envelhecimento ativo estão definidos e centram-se nas pessoas, nos lugares, nos serviços, nos equipamentos e, claro, nas políticas.

“O programa assenta numa preocupação ampla com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas seniores residentes no Porto, sobretudo dos que vivem mais isolados com necessidades particulares em função de vicissitudes de vária ordem”, explica o vereador da Coesão Social.

Fernando Paulo reforçou que o Município procura promover “uma cidade para todas as pessoas, para todas as idades e criar as condições para que os seniores tenham uma vida plena em todas as suas fases da vida”.

A sessão de apresentação, nos Paços do Concelho, surge depois de aprovada a candidatura do plano ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e mostrou a todos os intervenientes o diagnóstico e metodologia de implementação.

Projetos já implementados no Município, como “O Porto é lindo!”, “Sempre Acompanhados” ou “Aconchego” fazem parte da estratégia para aumentar a integração social pela arte, promover a sociabilização através da valorização dos tempos livres, aumentar a literacia financeira, promover ambientes intergeracionais, garantir respostas a situações de vulnerabilidade extrema ou promover a participação dos idosos nas políticas que lhes são dirigidas, entre outros desafios.

Participaram na sessão representantes de várias entidades da cidade, contribuindo, assim, para a definição de um instrumento promotor de um compromisso coletivo para uma resposta efetiva aos desafios do envelhecimento da cidade do Porto.

Até julho, o Município do Porto vai promover encontros para debater os vários eixos de intervenção: pessoas (13 de junho), lugares (19 de junho), serviços e equipamentos (27 de junho) e políticas (4 de julho). As sessões acontecem nas instalações do Centro de Inovação Social, na Quinta da Bonjóia, e requerem inscrição através do endereço de correio eletrónico dmcs@cm-porto.pt.