Sociedade

Porto chama associações a celebrar o poder da juventude

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Jovens, associações e técnicos de juventude da região Norte juntaram-se no Porto para refletir caminhos para o futuro do associativismo jovem e celebrar o poder da juventude. A abertura do Dia do Associativismo Jovem, na manhã do passado sábado, contou com a presença da vereadora da Juventude, Catarina Araújo, e do diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias.

Na Casa das Associações da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, e durante uma hora e meia, todos contribuíram para um laboratório de ideias em torno de questões como a forma como os municípios podem apoiar as organizações de juventude, soluções para que estas sejam mais verdes e amigas do ambiente, ações para ativação do Ano Europeu da Juventude, mas também quais as valências importantes para uma casa/centro de juventude.

Este encontro de jovens líderes, técnicos/as de juventude e jovens voluntários/as de associações juvenis dos distritos do Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real é uma organização conjunta da Câmara do Porto, da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

O objetivo é “refletir sobre caminhos para reforçar a capacidade de colaboração, inovação e sustentabilidade das organizações de juventude”. O Município acredita que a escolha da cidade para ser a anfitriã regional desta iniciativa "reconhece o trabalho que o Porto está a desenvolver ao nível das políticas de juventude, incluindo a Estratégia da Juventude do Porto 4.0 assim como o facto de sermos uma cidade com mais de 100 organizações juvenis, incluindo centros de decisão como a Federação Académica do Porto, FAJDP, FNAJ, entre outras; e equipamentos pioneiros como a Casa das Associações", que resulta de um protocolo entre a Câmara do Porto e a FAJDP.

Apresentados os resultados do laboratório de ideias, o Dia do Associativismo Jovem, sob o tema “Como podemos ter organizações de juventude mais fortes?” prosseguiu durante todo o dia com a partilha de projetos pelas organizações de juventude e animação musical.