Turismo

Porto celebra reconhecimento da identidade vínica da região

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Em dia de Carnaval, o Museu do Carro Elétrico recebeu a cerimónia de entrega de prémios do Best of Wine Tourism, celebrando o reconhecimento dos projetos que refletem a identidade e os valores da região enquanto destino de enoturismo. Momento aconteceu em paralelo com a Wine & Travel Week.

E este é um momento que deixa a cidade orgulhosa. Para a vereadora do Turismo e da Internacionalização, a palavra-chave é “união”. “A natureza mostra-nos que tudo está interligado e faz parte de um ecossistema”, considerou Catarina Santos Cunha, lembrando como “a qualidade do vinho depende das condições do solo, da altitude, do tempo, mas também da visão, inovação e criatividade dos produtores e enólogos”.

A vereadora sublinhou o compromisso do Porto, enquanto membro fundador da Great Wine Capitals, organizadora dos prémios, em “assegurar a nossa visão enquanto destino vínico e centro de conexão com as regiões do Douro e Vinho Verde”, uma vez que, acredita, “o crescimento e a evolução só são possíveis através de redes e sinergias”. “Nenhum homem é uma ilha. Nenhum vinho é um único copo”, reforçou Catarina Santos Cunha.

De forma a potenciar essas sinergias, a vereadora anunciou já o lançamento do “Best of Club – Porto”, iniciativa que pretende juntar os vencedores de todas as edições do Best of Wine Tourism da região para a criação de dinâmicas que promovam as melhores práticas no enoturismo e que está enquadrada na “Visão de Futuro para a Sustentabilidade do destino Porto”.

“Aprendemos que turismo queremos e não queremos atrair”, garantiu Catarina Santos Cunha, afirmando que, da nova narrativa, faz parte “um novo capítulo sobre a promoção do enoturismo do Porto e do Norte de Portugal”.

“Acreditamos no enorme potencial de crescimento e valorização” do setor, “não apenas porque é um segmento de público qualificado e com poder económico, mas também, e principalmente, porque incorpora os valores do destino: a autenticidade, património e cultura; a criatividade, inovação e visão global; a excelência do serviço e a hospitalidade”, concluiu.

Marcaram presença na entrega dos Best of Wine Tourism o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e o presidente do Instituto do Vinho do Douro e do Porto, Gilberto Igrejas.

Vencedores Best of Wine 2023:

  • Quinta da Casa Amarela (Alojamento / Accommodation)
  • Terraço Vinum – Caves Graham’s (Arquitetura e Paisagem / Architecture & Landscape)
  • Quanta Terra Douro (Arte e Cultura / Art & Culture)
  • Quinta do Vesúvio (Experiências Inovadoras / Innovative Wine Tourism Experiences)
  • Six Senses Douro Valley (Práticas Sustentáveis em Enoturismo / Sustainable Wine Tourism Practices)
  • Restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos (Restaurantes Vínicos / Eine Tourism Restaurants)
  • Lavradores de Feitoria – Quinta do Medronheiro (Serviços de Enoturismo / Wine Tourism Services).

Vencedor Global / Global winner - Quanta Terra Douro

Município assume papel nas soluções de futuro para o enoturismo

Ainda esta terça-feira, a vereadora do Turismo e da Internacionalização participou no fórum “Enoturismo: Digital & Sustentabilidade”, inserido na Wine & Travel Week, que decorre até domingo.

Catarina Santos Cunha reassumiu o empenho do Município em ser “a força motriz de uma rede coletiva de promoção do Porto como destino de enoturismo de excelência a nível mundial”.

“A cidade, que serviu, literalmente, de porto de partida dos vinhos do Douro, vinho do Porto e vinhos Verdes para todo o mundo, torna-se hoje um porto de chegada para todos aqueles que, atraídos pela reputação e, diria mesmo, paixão, pelos nossos vinhos e pela nossa cultura vitivinícola, querem conhecer a origem dos nossos vinhos, a diversidade dos nossos terroirs, o legado de gerações dedicadas à arte de fazer vinho e a relação intrínseca entre a nossa gastronomia e os nossos vinhos”, referiu a vereadora, deixando a mensagem: “Contem connosco e desafiem-nos a pensar e desenhar convosco soluções de futuro”.