Educação

Porto celebra o Dia Internacional da Cidade Educadora

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Assinala-se nesta quarta-feira, 30 de novembro, o Dia Internacional da Cidade Educadora, este ano com o lema “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”.

A celebração deste dia é promovida desde 1990 pela Associação Internacional de Cidades Educadoras e comemorada em 500 cidades de 36 países, dos cinco continentes.

O Município do Porto associa-se a esta efeméride com a realização de diversas atividades junto da comunidade educativa, no sentido de despertar para uma cidade de paz e de oportunidades.

Para assinalar o Dia Internacional da Cidade Educadora, o vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, esteve à conversa com alunos de artes da Escola Secundária Filipa de Vilhena, em torno do tema “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”.

Em paralelo, os alunos pintaram telas alusivas ao tema, num momento de reflexão acerca da paz, da inclusão e dos desafios futuros da Humanidade, bem como da importância da Carta das Cidades Educadoras e das oportunidades oferecidas pela cidade do Porto e pela Educação.

Os alunos das escolas básicas de 1.º ciclo realizaram cerca de 60 trabalhos artísticos em tela sobre o Porto – Cidade de paz e oportunidades, que serão posteriormente expostos. De todo este processo resultará material digital que será divulgado e partilhado na rede de cidades educadoras.

O Dia Internacional da Cidade Educadora tem como objetivo criar consciência sobre a importância da Educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

Assim, neste dia pretende-se sensibilizar a comunidade para a contribuição ativa que as cidades educadoras, entre as quais o Porto, realizam para a superação dos desafios globais da humanidade, sensibilizando para a importância de cultivar a paz, a boa convivência e o desenvolvimento sustentável.