Sociedade

Porto celebra Ano Novo ao som de Diogo Piçarra e Fernando Daniel

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_fib_passagem_ano_55.jpg

Porto.

O Porto dá as boas-vindas a 2023 no Queimódromo, com concertos de Fernando Daniel, Diogo Piçarra e Moullinex, numa noite que inclui ainda um espetáculo audiovisual do atelier OCUBO e o tradicional fogo de artifício no centro da cidade.

Devido às obras em execução na baixa da cidade, a festa de Passagem de Ano no Porto desloca-se, este ano, para o Queimódromo, um espaço habituado a receber eventos de grande dimensão, como é o caso do festival Primavera Sound ou da Queima das Fitas, e que garante todas as condições de logística e acessibilidade para que 2023 chegue com a festa que a cidade merece. O acesso, como habitual, é gratuito.

As portas abrem às 20h00 e às 22h30 começa o primeiro concerto da noite, com Fernando Daniel, artista que ganhou notoriedade ao vencer o programa televisivo “The Voice Portugal”. Em 2018 lançou o seu primeiro disco, “Salto”, apresentado numa digressão com mais de 150 concertos. Seguiu-se o disco “Presente”, editado este ano, e muitas salas esgotadas.

No final da primeira atuação da noite, chega a sempre emotiva contagem decrescente para a transição de ano.

Desta vez será integrada no espetáculo audiovisual imersivo “Luminous”, criado pelo OCUBO, estúdio especializado em criações de grande escala que misturam iluminação e tecnologia. No Queimódromo, apresenta uma instalação generativa que reage ao som e inclui pirotecnia fria, uma impactante sincronização de luz, laser e música para ver a partir das 23h55.

Em simultâneo, a chegada do 2023 vai ser assinalada também no Centro Histórico do Porto, como manda a tradição. À meia-noite em ponto será lançado fogo de artifício, a partir da Praça da República, enchendo de cor e brilho os céus da cidade neste acolhimento ao novo ano.

De volta ao Queimódromo, por volta das 00h10, tem início a atuação de Diogo Piçarra. Também descoberto num programa de talentos (neste caso a quinta edição do “Ídolos”, da SIC), estreou-se nos discos em 2015, com “Espelho”. Seguiu-se o álbum “do=s”, em 2017 – apresentado em mais de 130 concertos, incluindo grandes festivais de verão –, e dois anos depois “South Side Boy”. Já em 2021, Piçarra lançou “Vem Dançar Comigo”, canção que deu o mote a uma digressão que tem enchido salas em todo o país.

A noite segue, madrugada dentro, com um nome grande da eletrónica portuguesa: Moullinex, alter ego de Luís Clara Gomes, que há mais de uma década agita pistas pelo nosso país e o estrangeiro. Agora a residir na Alemanha, o produtor, DJ e multi-instrumentista de Viseu conta já com quatro álbuns de estúdio – “Flora” (2012), “Elsewhere” (2015), “Hypersex” (2017) e “Requiem for Empathy” (2021) –, os três últimos publicados pela Discotexas, editora que ajudou a fundar.

Para usufruir desta data em pleno, a Câmara do Porto tem preparado um Plano de Mobilidade e Segurança, que será apresentado em breve.

PASSAGEM DE ANO 22/23 – PROGRAMA
31 de dezembro

Queimódromo
22h30: Fernando Daniel
23h55: Espetáculo audiovisual “Luminous” (OCUBO)
00h10: Diogo Piçarra
01h30: Moullinex

Praça da República
00h00: Fogo de artifício