Turismo

Porto celebra a dinâmica do setor vitivinícola e do enoturismo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_inauguracao_museu_vinho_do_porto_42.JPG

Miguel Nogueira

A cidade do Porto é a capital de uma região mundialmente reconhecida pelo movimento vitivinícola vibrante, vinhos distinguidos e enoturismo. É neste contexto que a cidade celebra o setor com uma agenda repleta de iniciativas, durante este mês de fevereiro, e também com dados entusiasmantes relativos à comercialização de vinhos do Douro e Porto e de vinhos verdes, regiões que o Porto representa na rede internacional das Great Wine Capitals.

Estreia neste mês um novo evento, no Porto, dedicado à promoção do enoturismo. Entre os dias 20 e 26 de fevereiro, a "Wine & Travel Week" será a primeira feira internacional que trará a Portugal representantes dos principais destinos de enoturismo do mundo e uma comitiva internacional de compradores, em torno de quatro eventos integrados: uma feira profissional, um fórum sobre inovação e sustentabilidade (ambos na Alfândega do Porto), um programa de experiências e visitas às regiões turísticas e a Essência do Vinho - Porto 2023. Estes serão os palcos de excelência para promover, comercializar e acompanhar as tendências e o papel do enoturismo como percursor de inovação e sustentabilidade.

Integrado nesta iniciativa, regressa também o evento que marca o calendário vínico em Portugal: entre os dias 23 e 26, o Palácio da Bolsa acolhe a 19.ª edição da Essência do Vinho, que afirmará, de novo, o Porto como o ponto de encontro do vinho e do enoturismo mundiais. Estarão em mostra mais de 350 produtores e em prova mais de três mil dos melhores vinhos produzidos em Portugal, continuando a apostar na sua divulgação internacional para aumentar a visibilidade dos rótulos portugueses além-fronteiras.

Entrega de Prémios Best Of Wine Tourism 2023

A par do programa da "Wine & Travel Week" vai realizar-se no dia 21 de fevereiro a cerimónia de entrega dos prémios regionais Best Of Wine Tourism 2023, no Museu do Carro Elétrico, com a presença de vários jornalistas nacionais e internacionais da especialidade.

O concurso Best Of Wine Tourism é promovido, anualmente, pelas cidades-membro da Great Wine Capitals Global Network – Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (na qual o Porto representa as regiões do Douro e dos Vinhos Verdes), tendo por objetivo premiar os projetos/serviços de enoturismo que se distingam pela sua excelência e inovação em sete categorias distintas (Alojamento, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras em Enoturismo, Práticas Sustentáveis em Enoturismo, Restaurantes Vínicos, Serviços de Enoturismo).

Esta cerimónia, para além de premiar os vencedores regionais e o vencedor global de 2023, vai também marcar o lançamento do “Best Of Club – Porto”, que pretende aproximar os premiados dos projetos de enoturismo das regiões do Porto, Douro e Vinhos Verdes, criando sinergias e dinâmicas em rede que promovam as boas práticas em enoturismo.

Enoturismo, comercialização e exportação em altas

Na senda da celebração do vinho, destacam-se vários “milestones” atingidos em 2022, que confirmam que o setor tem conseguido recuperar depois da pandemia, voltando a ganhar o reconhecimento e prestígio que lhe são associados.

De acordo com os dados divulgados pela Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), verificou-se, em 2022, uma retoma dos visitantes nas caves de Vinho do Porto, que receberam 1,09 milhões de pessoas, níveis muito próximos dos anos de 2017 e 2018. No topo dos visitantes estão os portugueses (17,05%), os espanhóis (13,60%) e os franceses (13,26%). Seguem-se os norte-americanos (9,59%), os britânicos (6,95%) e os brasileiros (5,82%).

Por sua vez, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) indica que a região demarcada do Douro atingiu 624,5 milhões de euros em vendas de vinhos, o que constitui um recorde nas vendas de vinhos do Douro e Porto. Em comunicado, o IVDP refere que o mercado nacional registou um crescimento de 19,5% e está a consumir mais categorias especiais de Vinho do Porto, o que contribui para um aumento do preço médio da garrafa em 10%.

Também na região dos Vinhos Verdes houve boas notícias em 2022, ao registar-se um crescimento de 6% nas exportações até novembro de 2022, segundo dados da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), com mais de 30 milhões de litros a chegar a 117 mercados, entre os quais se destacam os Estados Unidos, Canadá, Brasil e Alemanha.

Ainda sobre os Vinhos Verdes, a revista Vogue publicou um artigo onde recomenda a visita à região dos Vinhos Verdes, descrevendo-a como uma região em ascensão de visita obrigatória.