Educação

Porto Business School vence prémio internacional com solução para ajudar no combate à fome

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#DR_PBS.jpg

DR

Os “Inbbictus” chegaram à final da Global Case Competition, organizada pela norueguesa BI Business School, com uma ideia para tornar o sistema alimentar mais saudável e sustentável. O projeto “De-bugging Food Systems” conquistou o júri da competição e agora os alunos da Porto Business School vão apresentá-lo aos especialistas do Action Track da ONU durante o UN Food Summit.

A competição, uma parceria da BI Norwegian Business School com a organização sem fins lucrativos E.A.T e a consultora estratégica Kearney, desafiou as equipas participantes a apresentar uma solução viável, escalável e de alto impacto para resolver o problema da fome no mundo.

Participaram 84 equipas de 65 escolas de negócios de todo o mundo. Para a Porto Business School, “esta é uma conquista extraordinária dos alunos e um reconhecimento da Escola, do programa, dos alunos e da equipa docente”, além de “uma importante contribuição para um sistema alimentar mais saudável e sustentável”.

Com foco na região da África Subsariana, devido à escala de população com elevados níveis de sub e malnutrição, mas também tentando responder a práticas insustentáveis de agricultura e à destruição dos recursos naturais, a solução da equipa portuense passa por criar uma cadeia de produção, processamento e fornecimento de peixe, com vantagens consideráveis tanto no valor nutricional como no seu impacto ambiental.

Além disso, o “De-bugging Food Systems” inclui a criação de uma rede colaborativa entre governos, instituições, universidade e as próprias Nações Unidas para a partilha de conhecimento e a formação profissional das comunidades locais.

Na sessão de apresentação da proposta, os “Inbbictus” disseram esperar que esta solução permita atingir uma produção de 13,3 milhões de toneladas de peixe até 2030 e a criação de mais de 600 mil postos de trabalho.

À oportunidade de os alunos do MBA Internacional poderem apresentar a solução durante o UN Food Summit, junta-se um prémio monetário no valor de 10 mil dólares.