Economia

Porto atrai mais duas empresas na área da tecnologia. Há uma centena de vagas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_city_cafe_pih.jpg

Filipa Brito

Uma é consultora na área de engenharia e tecnologias de informação (TI), a outra uma tecnológica de software. A Avenga e a Boost IT chegam ao Porto atraídas pelo talento e pela proximidade às universidades. Juntas, têm uma centena de vagas em aberto para posições qualificadas.

Em comunicado, o diretor-geral da alemã Avenga explica que a expansão da empresa pretende “satisfazer, de forma gradual, a crescente procura, especialmente por parte dos clientes localizados na Europa e na América do Norte”.

"Dado que estamos a planear crescer de forma significativa na área metropolitana do Porto de modo a escalar a nossa oferta no mercado global de uma forma ainda mais célere, procuramos trabalhar de perto com as universidades da cidade”, afirma Jan Webering.

Confirmando o investimento em talento, a empresa, que trabalha com a Allianz, o Credit Suisse, a GSK ou o Santander, adianta que está a contratar pelo menos 50 pessoas até ao final do ano.

“Portugal abraçou desde cedo a digitalização e tornou-a numa prioridade governativa. Os resultados estão à vista, designadamente ao nível da burocracia moderna e eficiente, dos programas de ensino de topo na área de TI e da mão-de-obra altamente qualificada", destaca o responsável da Avenga.

Por seu lado, a portuguesa Boost IT vai instalar no Porto um “nearshore center”, isto é, um local a partir do qual as empresas desempenham certas áreas de atividade.

Até ao final do ano, a empresa espera constituir uma equipa de cinco dezenas de pessoas “para dar apoio a clientes nacionais da zona centro e norte do país e responder aos projetos internacionais”.

“A decisão estratégia de investir no Porto é crucial para os níveis de qualidade e de eficiência que a tecnológica garante, e para o tipo de parceria de grande proximidade que faz questão de manter com os clientes”, sublinha o diretor de negócio da nova valência, Tiago Soares.

A proximidade é também vital com o mundo académico. Nas palavras do responsável da Boost IT, com projetos ligados à transformação digital, ao desenvolvimento de software, ao comércio eletrónico e ao armazenamento e análise de dados, esta relação “promove a inovação, a colaboração, o talento qualificado, a criação de projetos disruptivos, traz vantagens inegáveis para ambas as partes”.