Desporto

Porto associa-se à Semana Europeia do Desporto com 13 atividades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_kids_challenge_etapa_1_2023_09.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A partir deste sábado, dia 23, e até 30 de setembro assinala-se a Semana Europeia do Desporto (SED), uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia em todos os Estados-Membro da União e na maioria das restantes nações do continente. A Câmara do Porto (através da empresa municipal Ágora) junta-se ao Instituto Português do Desporto e Juventude – entidade que coordena o evento no nosso país – e propõe também um conjunto de atividades para esses dias.

Entre as propostas do Município há vários programas informais que decorrem semanalmente, como o Dias com Energia (pilates, ioga e tai chi), o Domingos em Forma (caminhadas e alongamentos), as aulas de skate em Ramalde, o De Volta à Forma (atividade para doentes oncológicos), o SAUDÁVEL-Mente (desporto sénior) e uma aula de natação adaptada na Piscina de Cartes.

A lista inclui, ainda, o programa de caminhadas de verão Porto Saudável, o programa contínuo do Centro de Marcha e Corrida e a terceira etapa do Pedala com a Cofidis, projeto que ao longo deste ano tem ensinado a andar de bicicleta.

Há espaço para competições de duas modalidades bem distintas: o Torneio Xadrez e Amizade e o Douro Bridges - Porto & Gaia Open Water (natação em águas abertas).

E, finalmente, somam-se dois momentos de carácter interno: uma aula de ginástica laboral para os trabalhadores da empresa municipal Ágora e uma ação de avaliação do risco cardiovascular (em parceria com o Departamento de Promoção da Saúde da Câmara do Porto).

As 13 propostas enquadram-se nos objetivos da iniciativa da Comissão Europeia, ou seja, a promoção do desporto e da atividade física junto de todos os cidadãos, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão motora; o incentivo a um quotidiano ativo, não só nesta semana, mas durante todo o ano; a adoção de um estilo de vida saudável. Propósitos que também fazem parte da missão da Ágora, responsável pela promoção do desporto na cidade.

Mais informações sobre a iniciativa disponíveis na página portuguesa da Be Active (lema deste movimento europeu).