Sociedade

Porto assinala Jornadas Europeias do Património 2020 com visitas gratuitas

  • Notícia

    Notícia

#mno_cpf.jpg

O programa das Jornadas Europeias do Património 2020, que se assinalam entre os dias 25 e 27 de setembro, contempla uma série de eventos no Porto, nomeadamente visitas guiadas gratuitas.

A Câmara do Porto associa-se a esta iniciativa com a participação do Museu da Cidade, através de um conjunto de ações que partem dos seus espaços e assentam nos eixos programáticos concebidos com a (re)criação do Museu: Eixo Sonoro, Eixo Natureza, Eixo Material, Eixo Líquido e Eixo Romantismo. O programa operativo DERIVA propõe trajetos pela cidade que ativam estes eixos, as suas extensões e os espaços entre.

Nestas Jornadas Europeias do Património, o programa DERIVA é constituído por percursos e caminhadas na cidade do Porto e por visitas orientadas a coleções e exposições temporárias em diferentes equipamentos do Museu da Cidade.

Assim, há três visitas orientadas programadas: à Casa Guerra Junqueiro (22 a 25 de setembro, às 11 e 15 horas). As inscrições podem ser feitas através do email infomuseudacidade@cm-porto.pt até 22 de setembro.

Também haverá visitas orientadas à Casa do Infante (26 de setembro às 10,30 horas) e à exposição 1820. Revolução Liberal do Porto, patente no Gabinete do Tempo do Museu da Cidade - Casa do Infante (27 de setembro às 11 horas). As inscrições para ambas as visitas decorrem até dia 24, através de infomuseudacidade@cm-porto.pt.

Quanto aos percursos e caminhadas, são quatro as atividades previstas. As duas primeiras propostas percorrem a envolvente urbana e patrimonial de Penaventosa e o eixo do Morro da Sé até à Ribeira (em ambos os casos, diariamente de 22 a 25 de setembro, às 10,30 e 14,30 horas), e destinam-se a jovens até ao 12.º ano. A participação é limitada a dez pessoas por atividade e as inscrições podem ser feitas pelo email infomuseudacidade@cm-porto.pt até 21 de setembro.

Haverá ainda um percurso pelos Jardins do Palácio de Cristal, da Extensão do Romantismo e da Casa Tait, caminhando pela natureza que os une, marcado para 25 de setembro às 10,30 horas. No dia 26 de setembro, às 14 horas, tendo como base o Caminho Português para Santiago de Compostela, a proposta é percorrer os cerca de seis quilómetros que compõem o troço do Porto do Caminho Português da Costa. Ambas as atividades são limitadas a dez pessoas, com as inscrições a decorrerem até 24 de setembro através de infomuseudacidade@cm-porto.pt.

Visitas à Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto

Outro grande destaque da programação vai para as visitas guiadas/percursos orientados à Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto. Monumento Nacional desde 2017, o edifício "constitui um exemplar único da arquitetura civil portuguesa do século XVII, encerrando algumas das memórias mais relevantes da cidade", como se lê no decreto da sua reclassificação.

Ali foi produzida uma das obras maiores da literatura portuguesa. A antiga Cadeia da Relação, onde atualmente está instalado o Centro Português de Fotografia, foi o local onde o escritor Camilo Castelo Branco esteve preso à conta do processo por adultério com Ana Plácido. Foi nesse período de 1861 que escreveu "Amor de Perdição", razão por que o nome foi dado ao largo frente à cadeia.

O programa de visitas guiadas à Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto distribui-se pelos dias 25 e 26 de setembro. Na sexta-feira, dia 25, às 10,30 e 15 horas, e no sábado, dia 26, às 15,30 e 17,30 horas. As visitas são gratuitas, mas limitadas a um máximo de dez pessoas, e é obrigatória a inscrição, até à próxima quarta-feira, dia 23, através do email sonia.silva@cpf.dglab.gov.pt. É igualmente obrigatório o uso de máscara e o respeito pelas regras sanitárias em vigor.

Programa preenchido

Igualmente gratuitas mas com inscrição necessária, no Museu Nacional de Soares dos Reis haverá percursos orientados pelas reservas e segredos guardados nos armários do Palácio dos Carrancas. O programa inclui visita à biblioteca, à oficina de restauro e às reservas de escultura, pintura, têxtil e cerâmica.

As visitas decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro. No primeiro dia há três visitas, com os horários 10,30-11,30 (reserva de pintura), 15-16 (oficina de restauro) e 16,30-17 (biblioteca. No segundo dia estão previstas quatro visitas, nos horários 10,30-11,30 (reserva de escultura), 11-11,30 (biblioteca), 15-16,30 (reserva têxtil e de cerâmica), e 15,30-16 (biblioteca). Finalmente, no dia 27, há duas visitas programadas, com os horários 10,30-11,30 (reserva de pintura) e 15-16 (oficina de restauro). A inscrição deve ser feita aqui.

Também com organização do Museu Nacional de Soares dos Reis, mas tendo os adultos como público-alvo, haverá uma viagem ao interior único e inesperado do n.º 716 da Rua de Costa Cabral, a Casa-Museu Fernando de Castro. "O visitante é desafiado a entrar numa atmosfera arrebatada e excêntrica, onde a arte sacra e a arte profana convivem numa inusitada colagem de talha 'reciclada' e objetos de coleção, pinturas, esculturas, cerâmicas e têxteis", pode ler-se.

As visitas decorrem, no dia 25, nos horários 10,30-11,30 e 15-16. No dia 26 realiza-se uma visita entre as 15 e as 16 horas. No dia 27 torna a haver duas visitas, com os horários 10,30-11,30 e 15-16. É necessária inscrição, através do email divulgacao@mnsr.dgpc.pt.

O Museu dos Transportes e Comunicações organizará visitas guiadas ao Edifício da Alfândega Nova do Porto, convidando a percorrer o cais e a antiga estação ferroviária, explorando o enquadramento histórico, urbanístico e paisagístico deste património. As visitas realizam-se nos dias 25, 26 e 27 de setembro, sempre às 15,30 horas. Os contactos para inscrições são: museu@amtc.pt; adrianaalmeida@amtc.pt; isabeltavares@amtc.pt; patriciapereira@amtc.pt; ceciliamorim@amtc.pt.

Subordinado ao tema "Território, Experiência, Formação", o colóquio organizado pelo Departamento de Ciências e Técnicas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pelo Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» decorrerá no dia 25, entre as 9 e as 13 horas, por videoconferência. É necessária inscrição, através do endereço citcem_news@letras.up.pt.

Eventos sem inscrição ou pagos

O Museu do Centro Hospitalar do Porto organizará uma série de visitas gratuitas e que não carecem de inscrição. Há duas opções nos dias 26 e 27, sempre nos horários 10-13 e 14-17. Os visitantes podem escolher conhecer a Farmácia de Oficina do Hospital Joaquim Urbano ou a Botica do Hospital Real de Santo António. Para informações contacte museudochp@chporto.min-saude.pt.

Por fim, há dois eventos pagos integrados nas Jornadas Europeias do Património 2020. O Museu da Farmácia leva a cabo o atelier educativo "Brigada AntiVírus", no qual as crianças irão perceber a importância de ter as mãos bem lavadas e de como os vírus se podem transmitir. O evento decorre no dia 26 de setembro, às 15 horas, e tem um custo de 5 euros. As inscrições podem ser feitas através do telefone 213400688.

Também a cargo do Museu da Farmácia, a visita temática "5 mil anos de história da Saúde e da Farmácia" assinalará o Dia Internacional do Farmacêutico. As inscrições são feitas através do email museudafarmacia@anf.pt ou do telefone 213400688 e custam 6 euros.

Consulte todos os detalhes da programação das Jornadas Europeias do Património 2020.