Proteção Civil

Município do Porto assinala Dia Internacional da Proteção Civil

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto vai levar a cabo um conjunto de iniciativas, ações de sensibilização e simulacros, inserido na programação do Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala esta quarta-feira, dia 1 de março. Com este conjunto de eventos, que se estendem pelo mês de março, pretende-se alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental.

Nesta quarta-feira, a Escola Básica e Jardim de Infância Paulo da Gama acolheu uma das várias iniciativas, a que assistiu a vereadora da Proteção Civil, Catarina Araújo. Promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e contando com a colaboração do Regimento de Sapadores Bombeiros, Polícia Municipal e Direção Municipal de Educação, esta comunidade escolar teve a oportunidade de visitar e conhecer as exposições de equipamentos e materiais e interagir diretamente com os agentes de proteção civil, brincando e, ao mesmo tempo, aprendendo factos curiosos sobre a natureza e os fins da proteção civil, bem como modos de atuação em situação de emergência.

Paralelamente, os alunos assistiram a ações de sensibilização que demonstraram como, por exemplo, efetuar chamadas de emergência para o 112. No final do dia, e em modo de encerramento desta iniciativa, as 180 crianças da escola e jardim-de-infância assistiram a uma demonstração cinotécnica, ficando a conhecer esta importante valência de resgate e salvamento ao serviço do município.

A autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai ainda promover um conjunto de ações de sensibilização e formação durante o corrente mês. Neste sentido, o SMPC estabeleceu um Programa de Sensibilização e de Formação, no âmbito da proteção civil, no qual estabeleceu um conjunto de conteúdos a lecionar por diferentes públicos-alvo: agentes de proteção civil e entidades com dever de cooperação, associações e instituições públicas e privadas, comunidade escolar e juntas e uniões de freguesia.

Ainda no âmbito da celebração do Dia Internacional da Proteção Civil foi, hoje, dado a conhecer ao público o "Esquadrão Aliados", através da divulgação de três vídeos animados sobre riscos e respetivas medidas de autoproteção - sismo, vespa asiática e incêndio na escola - que integrarão uma coleção temática mais abrangente e que serão disponibilizados para livre acesso.