Educação

Porto assegura refeições nas escolas do 1.º ciclo durante as férias de Natal

  • Notícia

    Notícia

#mno_escola_bom_pastor_app_cresce_aparece_32.JPG

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto está a assegurar que as escolas básicas da rede pública da cidade se encontram abertas durante a pausa letiva de Natal para fornecer refeições aos alunos que necessitem desse serviço.

Esta iniciativa municipal, denominada Escola Solidária, é promovida com o objetivo de garantir que todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico tenham acesso a uma refeição de almoço nutricionalmente equilibrada durante a pausa letiva, à semelhança do que acontece também na Páscoa.

A medida é, ainda, alargada aos irmãos dos alunos dos jardins de infância e escolas básicas de 1.º ciclo que tenham entre 3 e 10 anos, os quais também podem usufruir do serviço, mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto.

O serviço de refeições é feito das 12,30 às 13,30 horas e carece de inscrição prévia junto do Agrupamento de Escolas respetivo, funcionando nas mesmas condições do período letivo. Para os alunos de "Escalão A", a refeição é gratuita; para o "Escalão B", a refeição é paga a 0,73 euros; para o "Escalão C", o valor é de 1,46 euros.

A Escola Solidária iniciou na passada segunda-feira e está em funcionamento até ao dia 2 de janeiro (quarta-feira), o que corresponde a 10 dias úteis de fornecimento (excetuando-se os dias 25 de dezembro e 1 de janeiro), prevendo a Câmara do Porto o fornecimento de cerca de 1 400 almoços.