Educação

Porto apoia 28 escolas da cidade na candidatura a projeto internacional

  • Notícia

    Notícia

#mno_jardim_ageas_seguros_14.jpg

Miguel Nogueira

O Município do Porto apoia 28 estabelecimentos de ensino da cidade na candidatura à Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, iniciativa que pretende encorajar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

O apoio municipal tem como objetivo incentivar a comunidade educativa a integrar este projeto internacional, reconhecendo assim as escolas como locais privilegiados para a transmissão dos princípios de respeito pelo ambiente.

Para receber a Bandeira Verde, as escolas candidatas têm de demonstrar ter seguido a metodologia proposta no programa de ação, realizando atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano – “Ar e espaços exteriores”.

O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo, as escolas são desafiadas a participar em diversos subprojectos que procuram informar, aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

Presente em 67 países do mundo, o programa Eco-Escolas já chegou a 51.000 escolas. Em Portugal, este projeto é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa desde 1996.