Sociedade

Porto aplica a Economia Circular aos alimentos

  • Notícia

    Notícia

A cidade do Porto está envolvida no movimento internacional que pretende aplicar os princípios da economia circular ao sistema de alimentação, tornando-o assim também regenerativo e obtendo reflexos positivos a nível ambiental, económico ou de saúde.

Os resultados do estudo "Cities and the Circular Economy for Food" ("As cidades e a economia circular no sistema alimentar"), no âmbito do qual o Porto foi selecionado como "focus-city", foi apresentado nesta terça-feira, 9 de abril, no Porto Innovation Hub (PIH). 

Promovido pela Ellen MacArthur Foundation e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o estudo foca as estratégias para aplicação dos princípios da economia circular ao sistema alimentar, um fenómeno em que o Porto tem vindo a empenhar-se no âmbito das políticas de inovação no pensamento da cidade do futuro. 

Aberto pelo vice-presidente da Câmara do Porto e vereador responsável pela Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, o evento contou com um público transversal aos diversos segmentos da cadeia de produção, distribuição e consumo de alimentos, parceiros que a autarquia pretende ver envolvidos na construção de uma comunidade de trabalho ativa para a transição para uma Economia Circular de Alimentos no Porto. 

Por isso, a sessão integrou mesmo um momento de trabalho de criação e reflexão conjuntas em relação ao modo como pode o Porto ser uma Flagship City na transformação do sistema alimentar atual num sistema alimentar regenerativo. E os resultados do encontro constituirão um importante contributo para a candidatura do Porto ao programa Flagship City da Ellen MacArthur Foundation.