Ambiente

Porto Ambiente volta a ser reconhecida com o selo de qualidade da ERSAR

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Pelo terceiro ano consecutivo, a Porto Ambiente recebeu o Selo de Qualidade de Gestão de Resíduos Urbanos da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), uma distinção das boas práticas das entidades gestoras, atribuída de acordo com os critérios de qualidade definidos pela Entidade Reguladora.

A distinção, entregue apenas a 15 entidades, de entre mais de 250 existentes a nível nacional, realizou-se no 16.º Fórum do Ambiente, que decorreu em Lisboa. Para a reiterada atribuição deste selo ponderaram fatores como a reciclagem de resíduos de recolha seletiva, a acessibilidade do serviço de recolha (proximidade de equipamentos de deposição), acessibilidade económica do serviço, cobertura de gastos, entre outros.

Recorde-se que a Porto Ambiente tem vindo a suplantar todas as metas a que se propôs, alcançando valores recorde este ano, com uma taxa de reciclagem que, atualmente, está nos 41%, ultrapassando a meta de 31%, e a produção de resíduos seletivos de cerca de 78 kg/habitante.ano, valor bastante superior ao objetivo de 61 kg/habitante.ano.

A forte aposta na melhoria contínua do sistema, nomeadamente, na reorganização e reforço da rede de ecopontos com vista à melhoria da acessibilidade e adequação ao utilizador, a renovação da frota, a forte aposta na área dos biorresíduos, são algumas das iniciativas da Porto Ambiente que sustentam este reconhecimento contínuo como empresa de referência do setor.

Recorde-se que na anterior edição desta iniciativa, para além do Selo de Qualidade, a Porto Ambiente foi distinguida com o Prémio de Excelência da ERSAR, como melhor sistema de gestão de resíduos de 2020.

Case study nos biorresíduos

No primeiro dia de trabalhos do Fórum, o destaque foi para a partilha de casos de sucesso, com a Porto Ambiente a dar a conhecer o seu projeto pioneiro de recolha seletiva de resíduos orgânicos em zonas habitacionais de elevada densidade populacional.

Este projeto, recentemente alargado, envolve já mais de 30 mil famílias participantes e cerca de 1000 estabelecimentos (cafés, restaurantes, cantinas, mercados) que têm contribuído ativamente no ano de 2022 para a valorização em composto 100% orgânico de mais de oito mil toneladas de resíduos alimentares, um acréscimo de três mil toneladas em relação ao ano de 2021, considerando o mesmo período. A expectativa é ter cobertura total na cidade até ao final de 2023.

A expansão da recolha seletiva de biorresíduos é, e continuará a ser, uma aposta estratégica da Porto Ambiente para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica na cidade, em linha com os desafios do Pacto do Porto para o clima, cuja gestão e coordenação está a cargo da Porto Ambiente.