Ambiente

Porto Ambiente vence Prémio Compras Públicas Ecológicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_visita_go_Porto_ambiente_01.jpg

Miguel Nogueira

A empresa municipal Porto Ambiente arrecadou o 1.º lugar do "Prémio Compras Públicas Ecológicas na Administração Pública", na categoria Empresas Públicas.

A iniciativa é da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que premeia entidades da administração local, central e empresas públicas que tenham integrado critérios ambientais nos seus procedimentos de contratação, contribuindo para a promoção de padrões de consumo e produção mais sustentáveis.

Com o apoio do Fundo Ambiental para a área de "Gestão de resíduos e transição para uma economia circular", esta distinção enquadra-se na Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas 2030, ECO360, que promove a inclusão de critérios ecológicos nos procedimentos de contratação pública por entidades sob administração direta e indireta do Estado e do setor empresarial do Estado.

A qualidade da candidatura, a adoção de critérios ecológicos nos procedimentos de contratação, por percentagem de aquisições e o seu valor face ao montante global de aquisições, a par do alinhamento com os objetivos do ECO360, e contributo para as metas desta iniciativa foram decisivos para o reconhecimento da Porto Ambiente.

A atribuição do galardão foi determinada pela Comissão de Avaliação, composta por elementos designados pelas entidades coordenadoras da ECO360 — Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (ESPAP) e Agência Portuguesa do Ambiente, I. P. (APA) — e pelo Fundo Ambiental.