Porto Ambiente reforça recolha de resíduos no São João
Porto.
Notícia
Guilherme Costa Oliveira
Na noite portuense mais longa do ano, as equipas da Porto Ambiente irão reforçar os serviços de recolha de resíduos. No São João, e à semelhança dos anos anteriores, será aumentada a frequência de recolha em zonas de maior fluxo de pessoas e de produção de resíduos. A operação tem início logo na tarde do dia 23, prolongando-se, sem interrupção, até ao final da manhã de 24.
Para todos aqueles abrangidos pelo projeto Reciclar é Dar+, a recolha de resíduos que se realizaria no dia 23 à noite irá ser efetuada apenas no dia 24 de manhã. Apelando à colaboração de todos, "fundamental para a manutenção de uma cidade limpa e aprazível", a empresa municipal deixa o aviso para que, em caso de dúvida ou para reporte de alguma situação, está disponível a Linha Porto. (220 100 220).
Boas práticas para um São João mais sustentável
- Se optar por um São João mais caseiro, troque os copos e pratos descartáveis por copos e pratos reutilizáveis: para o ano a festa está de volta e assim já não é necessário voltar a comprar.
- Ao preparar o banquete, faça uma lista antes de ir às compras e tenha sempre em conta o número de convidados para evitar o desperdício alimentar.
- Reutilize decorações de outros anos. Se não for possível, reutilize folhas de jornal e caixas de cartão para fazer manjericos de papel e bandeirolas. Basta pintar com guaches ou sprays: uma boa atividade para miúdos e graúdos.
- Se não conseguir evitar as sobras, é sempre possível reaproveitar, damos algumas sugestões:
- Os restos de pão e broa podem dar um maravilhoso pão ralado;
- A fruta para a sangria pode sempre vir a ser uma salada de frutas ou dar origem a deliciosas compotas;
- Os pimentos ficam sempre bem em qualquer salada.
- A festa só acaba quando tudo estiver reciclado, por isso não se esqueça:
- As caixas de cartão dos doces ou do pão devem ser colocadas no contentor azul de papel/cartão;
- As latas de cerveja e dos refrigerantes devem ir para o contentor amarelo de embalagens de plástico/metal;
- Já as garrafas de espumante são para o contentor de vidro;
- As caixas ou tabuleiros das sardinhas e das febras não podem ser recicladas e devem ser colocadas no contentor para resíduos indiferenciados;
- Depois de o assador arrefecer, também as “brasas” deve depositar no contentor para resíduos indiferenciados.
- Se for para a folia na cidade, então deixe o carro em casa e vá de transportes públicos.
- Não deite lixo no chão, a cidade está repleta de ecopontos e papeleiras para que possa dar o destino correto aos seus resíduos:
- As latas devem ser depositadas nos contentores amarelos para embalagens de plástico/metal;
- Os guardanapos das sandes de febra e das sardinhas com broa devem ser depositados nos contentores para resíduos indiferenciados ou nas papeleiras.