Ambiente

Porto Ambiente novamente distinguida como melhor empresa na Gestão de Resíduos Urbanos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Pela segunda vez, a Porto Ambiente foi distinguida com o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos. Atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), o galardão reconhece a qualidade do serviço prestado ao consumidor, assim como o cumprimento dos critérios de qualidade que a entidade define para o setor, destacando a empresa municipal como a melhor da sua área de atividade.

“Esta distinção premeia o trabalho diário das equipas da Porto Ambiente, mas também o envolvimento e compromisso dos portuenses com uma cidade mais sustentável", considera o vice-presidente da Câmara do Porto.

Para Filipe Araújo, que também preside o conselho de administração da empresa, este "é, também, o reflexo de um caminho que temos vindo a percorrer no campo da sensibilização e educação ambiental, junto de escolas, estabelecimentos comerciais e instituições da cidade". "Só através da mudança de comportamentos e do empenho de toda a comunidade é possível continuar a fazer história e, sucessivamente, a superar metas”, sublinha o vice-presidente.

O prémio foi atribuído na terceira edição das “Conferências de Março”, promovidas pela ERSAR, que tiveram lugar no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa. A iniciativa envolveu especialistas nacionais e internacionais para um debate alargado do setor, com partilha de reflexões, boas práticas e sugestões de melhoria.

Quarto ano consecutivo a ser distinguida

Criada em 2017, a Porto Ambiente já tinha sido reconhecida com o Prémio de Excelência da ERSAR, como melhor sistema de gestão de resíduos de 2020.

A esta distinção, junta-se a conquista, pelo quarto ano consecutivo, do Selo de Qualidade de Gestão de Resíduos Urbanos da ERSAR, uma distinção das boas práticas das entidades gestoras, para a qual ponderaram fatores como a reciclagem de resíduos de recolha seletiva, a acessibilidade do serviço de recolha (proximidade de equipamentos de deposição), a acessibilidade económica do serviço, a cobertura de gastos, entre outros.

Adicionalmente, o papel da empresa como dinamizador da iniciativa do Pacto do Porto para o Clima é um fator preponderante nestas distinções, considerando o trabalho que tem vindo a ser trilhado, junto da comunidade, para o envolvimento de todos na prossecução dos objetivos de alcançar a neutralidade carbónica, na cidade do Porto, até 2030.

A melhoria contínua do sistema, nomeadamente na reorganização e reforço da rede de ecopontos com vista à melhoria da acessibilidade e adequação ao utilizador, a renovação da frota, a forte aposta na área dos biorresíduos, são algumas das iniciativas da Porto Ambiente que sustentam este reconhecimento contínuo como empresa de referência do setor.