Sociedade

Porto Ambiente distinguida com Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos

  • Notícia

    Notícia

#fib_entrega_viaturas_lipor_08.jpg

Filipa Brito

Os serviços ao consumidor prestados pela Porto Ambiente mereceram a distinção da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

A entidade atribuiu à empresa municipal da Câmara do Porto o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, distinguindo-a entre as mais de 200 entidades gestoras existentes a nível nacional.

A Porto Ambiente evidenciou-se na apreciação do júri, ficando integrada no reduzido lote de sete entidades às quais será atribuído o Selo de Qualidade este ano.

A cerimónia de entrega do Certificado e Selo irá realizar-se no âmbito do 14.º Fórum de Ambiente que decorrerá em formato digital, nos próximos dias 27 e 28 de outubro.

A atribuição deste selo pela ERSAR tem por base o cumprimento destacado de um conjunto de critérios, avaliados regularmente, dos quais se destacam a reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos.

Apesar de ser ainda uma empresa relativamente jovem, constituída em 2017, a Porto Ambiente tem vindo a cimentar a sua posição como entidade gestora de resíduos urbanos, tendo sido 2019 o ano da efetiva materialização e consolidação da visão do Executivo para o Município, no que diz respeito à implementação, dinamização e inovação da atividade de recolha de resíduos urbanos.

A Porto Ambiente fica ainda automaticamente habilitada à atribuição do Prémio de Excelência do Serviço, que visa premiar a entidade com melhor desempenho neste âmbito.

A distinção atribuída à Porto Ambiente pela ERSAR vem juntar-se à certificação que a empresa municipal tinha obtido em junho deste ano, pela norma ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade, entregue pela Associação Portuguesa de Certificação - Apcer.