Ambiente

Serviços de recolha de resíduos e limpeza do espaço público estão assegurados

  • Notícia

    Notícia

#mno_novos_contentores_lixo_12.JPG

Miguel Nogueira

A recolha de resíduos e a higiene da cidade estão assegurados pelos serviços municipais e em articulação com as

medidas presentes no despacho da Câmara do Porto para prevenir o contágio pelo Coronavírus e travar a propagação da Covid-19.

Assim, a empresa municipal Porto Ambiente continua a operacionalizar os serviços de recolha de resíduos e a limpeza do espaço público dentro dos trâmites normais, estando ativo o plano de contingência de medidas de proteção individual, bem como o reforço da higienização e limpeza de todos os meios necessários à realização destes trabalhos.

O serviço de atendimento telefónico ECOlinha (800 205 744) continua disponível no horário de funcionamento regular, das 9 às 17 horas, nos dias úteis, assim como pelo email ecolinha@portoambiente.pt.

No que diz respeito ao funcionamento dos Ecocentros, para que se possa salvaguardar o seu funcionamento em regime de rotatividade, o Ecocentro da Prelada será temporariamente encerrado. O Ecocentro das Antas (Rua do Vigorosa) estará a funcionar em pleno, no horário habitual de atendimento ao público, de segunda-feira a sábado entre as 8,30 e as 20 horas.

A recolha ao domicílio de Objetos Fora de Uso será provisoriamente suspensa para que se possa salvaguardar a integridade dos colaboradores, visto que é um serviço que implica proximidade social.

Além disso, para proteção da saúde e integridade dos colaboradores da Porto Ambiente, foram tomadas também as medidas preventivas necessárias para garantir o distanciamento social, nomeadamente:

> Os serviços administrativos e ECOlinha serão assegurados através do teletrabalho;

> Para os colaboradores que efetuam trabalho operacional, será garantido o desfasamento de horários, para evitar a concentração de um elevado número de trabalhadores em simultâneo nas horas de entrada e saída, e continuará ativo o plano de contingência de medidas de proteção individual.

Estas medidas têm caráter temporário e serão sempre ajustadas de acordo com as diretivas do Município, tendo em conta a evolução da situação.
Veja essas diretivas municipais em discurso direto do presidente da Câmara, Rui Moreira: