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Porto alia-se a maratona televisiva internacional de solidariedade com a Ucrânia

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Miguel Nogueira

Com o objetivo de apelar ao mundo para que exija a paz na Ucrânia e ainda de angariar dinheiro para ajudar os combatentes ucranianos, o Porto junta-se a dezenas de cidades, europeias e não só, na maratona televisiva Save Ukraine #StopWar. A iniciativa é transmitida entre as 19 e as 21 horas deste domingo, num ecrã instalado na Praça D. João I.

O dia não foi escolhido ao acaso, ou não se celebrasse neste 29 de maio o Dia de Kyiv. Estabelecido em 1982 para marcar o aniversário número 1500 da capital ucraniana, no último fim de semana de maio atores e músicos atuam nas ruas da cidade, atraindo residentes e turistas para uma festa de dois dias.

Dadas as circunstâncias, o Dia de Kyiv é este ano assinalado com uma maratona televisiva transmitida a partir da capital da Ucrânia, mas também do Portão de Brandemburgo, em Berlim, hoje considerado um símbolo da unidade e da paz na Europa.

A iniciativa conta com a atuação ao vivo de vários artistas, entre eles os vencedores da última edição do Festival Eurovisão, os Kalush Orchestra, e tem transmissão em 20 países, assim como em plataformas de streaming e redes sociais, e conta com a participação de líderes políticos, músicos, artistas, ativistas, atores, artistas, atletas e voluntários de todo o mundo.

De acordo com a organização, que no Porto é representada pelo Consulado da Ucrânia, o valor angariado durante a transmissão terá como foco principal a compra de equipamentos médicos, incluindo máquinas que permitem a remoção de fragmentos ou a fixação de ossos.

Com um custo base de 100 mil euros cada, este equipamento será entregue em hospitais de 12 regiões ucranianas próximas dos ataques. A angariação de fundos ocorrerá por meio da iniciativa global United24, e todas as doações serão automaticamente transferidas para o Ministério da Saúde da Ucrânia.

A maratona Save Ukraine #StopWar pode ser acompanhada em direto, a partir das 19 horas, no Youtube.

Esta é a segunda transmissão da iniciativa que, em março, passou nos ecrãs de 50 cidades e que, com audiências superiores a 80 milhões, conseguiu angariar mais de 40 milhões de Hryvnias ucranianos (cerca de 1,27 milhões de euros).