Desporto

Porto acolheu etapa do circuito internacional Vanguard Stars

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os courts do Clube de Ténis do Porto foram palco ao longo do fim de semana de mais uma etapa integrada no Vanguard Stars, circuito internacional destinado a jovens atletas federados, entre os 8 e os 11 anos, cujo objetivo é promover a prática desportiva e contribuir para o desenvolvimento pessoal e desportivo das futuras estrelas do ténis.

Tal como acontece desde 2018, o circuito internacional Vanguard Stars voltou a ter encontro marcado com a cidade do Porto para a realização da terceira etapa deste inovador programa, que pretende apoiar o desporto, especialmente as camadas jovens, através da organização de torneios entre jogadores de diferentes nacionalidades.

O objetivo é descobrir as estrelas de ténis do futuro, contribuindo, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento de competências sociais e desportivas destes jovens atletas.

Em 2021, o circuito vai percorrer três países e visitar seis cidades, sendo o Porto a terceira etapa do torneio, que passou já por Lisboa, em maio, e pela cidade francesa de Lyon, no passado mês de junho. Até final do ano, o Vanguard Stars vai ainda disputar etapas em Madrid, Vilamoura e Sevilha, regressando depois a Lisboa, no final de novembro, para a final Masters, que juntará os 10 melhores jogadores do circuito.

A etapa deste fim de semana teve lugar nos courts do Clube de Ténis do Porto, juntando perto de 150 jovens tenistas, masculinos e femininos, distribuídos pelos escalões sub-10 e sub-11.

A convite da organização, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esteve presente no evento, acompanhado de Catarina Araújo, vereadora responsável pelo pelouro da Juventude e Desporto da autarquia, juntamente com os anfitriões deste torneio, o Clube de Ténis do Porto, a Associação de Ténis do Porto e a Federação Portuguesa de Ténis.

Quanto aos vencedores do Vanguard Stars Porto 2021 foram:

Sub10 feminino: Inês Esteves, Clube de Ténis do Porto;

Sub10 masculino: Nuno Graça Moura, Oporto Cricket Club;

Sub11 feminino: Ana Luque Perona, Atlas Tenis Club;

Sub11 masculino: Dário Ruiz Cruz, Club Tenis Aguadulce Almeria.

A próxima etapa do Vanguard Star está marcada para Madrid, nos dias 11 e 12 de setembro.